sábado, 23 novembro 2024

Novo barramento de alçamento no Rio Piracicaba garante captação

O prefeito de Americana, Omar Najar (MDB), inaugurou na tarde desta terça-feira (30) o sistema de barramento de alçamento no Rio Piracicaba, em Carioba. É uma espécie de represa: a parede de gabiões foi encrustada no fundo do rio, em obras executadas ao longo de um ano. A estrutura garante a elevação do nível do rio nos períodos de estiagem para que ocorra a captação de água na estação que está sendo concluída, 200 metros à montante. 

A obra – que custou R$ 2,8 milhões aos cofres públicos – é um sonho antigo. Desde 2001 o barramento era apontado pela direção do DAE (Departamento de Água e Esgoto) como estratégico para a garantia do abastecimento público, mas nunca saiu do papel. 

Omar afirmou que o barramento é uma obra “que não aparece”, e que por isso não era prioridade dos prefeitos que o antecederam no cargo. 

“Nunca mais quero ouvir que em Americana falta água”, disse o prefeito ao microfone, arrancando aplausos de políticos e servidores que tomaram conta do espaço onde foi descerrada a placa comemorativa. 

O acesso à estrutura inaugurada, de fato, é bem complicado. A obra é imperceptível para quem atravessa a ponte da Avenida Lírio Correa, sobre o rio, na Estrada Velha de Limeira. Mas quem tem a chance de caminhar até a beira do rio, no ponto do barramento, fica encantado com a imagem da água caindo como cascata, por sobre a parede de gabiões. 

De acordo com Carlos César Gimenez Záppia, superintendente do DAE, o sistema de barramento – que conta com o suporte de outros paredões de gabiões, em cada margem – vai permitir a elevação do nível do rio em pelo menos um metro durante a estiagem, época em que a vazão cai para sete ou oito metros cúbicos de água por segundo. 

“Na seca, o rio corre estreito, próximo à margem direita. Como a captação fica na margem esquerda, é muito difícil abastecer a cidade”, explicou. “Este problema não existe mais.” 

A obra foi executada com recursos do próprio DAE. 

ESTAÇÃO DEVE ESTAR PRONTA EM 35 DIAS  

O barramento de alçamento de nível é uma etapa essencial do amplo projeto de modernização do abastecimento da cidade, que vem recebendo investimentos desde o início da gestão atual. 
Em 35 dias, deve ser inaugurada a segunda estação de captação de água, obra que consome recursos da ordem de R$ 10 milhões, e tem a ajuda de emendas parlamentares de deputados da região. 
Além disso, a prefeitura instala novos reservatórios na cidade, e vai disponibilizar mais de dez milhões de litros d’água para consumo. 

REDE 

Segundo o prefeito Omar Najar, o seu sucessor no cargo vai ter apenas uma missão: substituir as redes de distribuição nos bairros antigos da cidade. Em alguns pontos, lembrou, a tubulação foi instalada há mais de 40 anos.  

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também