Homem é multado por descarte irregular de entulho em área rural de Limeira
Segundo os agentes, mesmo se tratando de área particular, a legislação municipal proíbe o descarte de resíduos da construção civil em terrenos sem licenciamento ambiental específico
Um descarte irregular de entulho em área rural de Limeira foi flagrado na manhã desta quarta-feira (28) pelo Pelotão Ambiental da GCM (Guarda Civil Municipal) de Limeira. O proprietário do terreno foi autuado e recebeu multa administrativa de aproximadamente R$ 1.500.
A ocorrência foi registrada durante uma ação de fiscalização voltada ao combate ao despejo clandestino de lixo e resíduos da construção civil. Durante o patrulhamento, os agentes observaram um caminhão caçamba seguindo em direção a um canavial, local já conhecido por reincidência desse tipo de infração.
Acompanhamento e flagrante
Ao acompanhar o veículo, a equipe constatou que ele entrou em uma chácara localizada no Bairro do Porto. No local, o entulho foi descarregado com autorização do dono do imóvel, caracterizando o crime ambiental.
Segundo os agentes, mesmo se tratando de área particular, a legislação municipal proíbe o descarte de resíduos da construção civil em terrenos sem licenciamento ambiental específico, o que torna a prática irregular.
Material descartado
Entre os resíduos encontrados estavam canos de PVC, ferragens, restos de concreto e outros materiais típicos de obras. O responsável pelo imóvel afirmou que pretendia utilizar o entulho para aterrar parte do terreno e alegou desconhecer a proibição.
Apesar da justificativa, os agentes constataram infração à Lei Municipal nº 5.166/2013, que trata do gerenciamento de resíduos sólidos no município. Além da multa, o proprietário foi notificado a remover todo o material descartado de forma irregular.

Fiscalização será intensificada
A Guarda Civil Municipal informou que ações de fiscalização devem ser intensificadas, principalmente em áreas rurais, que costumam ser alvo frequente desse tipo de prática. A orientação é que o descarte de entulho e outros resíduos seja feito exclusivamente em locais autorizados ou por empresas devidamente licenciadas.
Os pontos corretos para descarte podem ser consultados neste link.
.
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Homem é preso por agredir companheira com socos e chutes em Sumaré
Mulher de 21 anos sofreu ferimentos na boca e no pé; agressões só terminaram após intervenção de vizinha
PM prende em flagrante homem que tentou roubar motocicleta na Avenida Brasil, em Sumaré
Homem de 23 anos foi localizado em uma adega na região de Nova Veneza; vítima reconheceu o suspeito como o homem que apontou a arma durante o crime
Mulher é agredida por companheiro e precisa levar pontos após sangramento na cabeça
Casos registrados entre sábado e domingo envolvem agressão física, ameaças e descumprimento de medida protetiva