Uma aposentada de 84 anos foi encontrada em situação de abandono, no fim da tarde de anteontem, na casa dela, no Jardim das Orquídeas, em Santa Bárbara d´Oeste.
Com a saúde debilitada e sem condições de se locomover sozinha, a mulher foi encontrada sentada no sofá da casa dela, sem alimentação, água e suja de fezes e urina.
A aposentada foi encontrada pela Guarda Civil Municipal, que foi até o endereço após receber denúncia de que ela poderia estar sozinha. Um dos filhos, que mora na mesma casa, estaria internado.
Diante da situação, os patrulheiros chamaram uma ambulância e a idosa foi levada para o hospital Afonso Ramos. O caso foi registrado no Plantão Policial pelo delegado Gelson Aparecido de Oliveira Barreto, como crime previsto no Estatuto do Idoso.
De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste, a aposentada foi atendida, ficou em observação e teve alta. “A família dela compareceu à unidade (hospital) nesta segunda-feira (ontem) por volta das 14h”, informou em nota. Ainda de acordo com a prefeitura, familiares disseram que a levariam para São Paulo, onde moram.
O presidente do Conselho Municipal do Idoso de Santa Bárbara d´Oeste, Jorge Guedes, explicou que o órgão não foi comunicado desse caso, mas esclareceu que, em situações como essa, a rede municipal verifica as condições da pessoa para definir quais providências adotar. “(Normalmente) Há o encaminhamento para os serviços sociais e de saúde da prefeitura”, explicou.
Esse tipo de abandono é crime previsto no Estatuto do Idoso e cabe à Polícia Civil a investigação para embasar uma ação penal.
Consultado, o Ministério Público informou que o caso também não chegou ao conhecimento do MP, mas informou que, “nesses casos, é instaurado Procedimento Administrativo para verificar a situação do idoso e da família, embasar a tomada de medidas e, se necessário, a propositura de ação civil pública”.