Ótimo para um almoço ou jantar
Quando a temperatura começa a baixar, nada é mais reconfortante do que um prato que nos alimenta e aquece. Por isso, minha sugestão nesta edição é um cozido de legumes saboroso, ótimo para um almoço ou jantar. Vamos à receita!
Ingredientes
600 g de batata bolinha (cerca de 20 unidades)
2 cenouras
2 cebolas
1 buquê de brócolis cortados em flores médias
15 champignons de Paris médios para grandes, inteiros
2 dentes de alho picados
350 ml de cerveja preta adocicada
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
3 xícaras (chá) de água
2 colheres (sopa) de manteiga
1 pau de canela
2 colheres (chá) de sementes de mostarda
Sal
Tomilho
1 folha de louro
Salsinha a gosto picada
1 colher (sopa) de amido de milho
Modo de preparo
Lave bem a casca das batatas e corte cada uma ao meio, no sentido do comprimento. Descasque e corte a cenoura ao meio, no sentido do comprimento. Corte as metades em fatias de 1 cm, na diagonal. Descasque e corte a cebola em meias-luas finas de 0,5 cm.
Amasse as sementes de mostarda no pilão ou com uma faca, apenas para quebrar levemente.
Numa panela grande, adicione a manteiga e leve ao fogo médio. Acrescente a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue até dourar. Acrescente o alho, o tomilho a gosto, o louro, as especiarias, o açúcar e refogue tudo por mais 1 minuto. Junte as batatas e as cenouras cortadas e misture bem. Adicione a cerveja e misture raspando o fundo da panela. Deixe ferver até o volume reduzir pela metade.
Acrescente a água, abaixe o fogo e deixe cozinhar com a tampa entreaberta por cerca de 1 hora, ou até que as batatas e cenouras estejam macias. Faltando 15 minutos para completar a 1 hora, adicione o brócolis e os champignons e misture ao cozido.
Dilua o amido de milho em 2 colheres (sopa) de água e acrescente ao cozido. Mexa bem para o caldo engrossar levemente. Desligue o fogo, misture a salsinha picada e sirva a seguir.
Para mais informações sobre o restaurante da colunista e chef, acesse: