75% dos brasileiros defendem programas de transferência de renda, segundo o DataSenado
Estudo ainda revela, que 21% se mostram contrários à ideia
Uma pesquisa divulgada pelo Instituto DataSenado, aponta que 75% dos brasileiros são a favor da manutenção de programas de transferência de renda. Chamado de “Panorama Político 2023”, o estudo revela que apenas 21% se mostram contrários à ideia, enquanto, 4% não souberam responder. O estudo foi realizado entre os dias 8 e 26 de novembro de 2022.
A iniciativa do Instituto entrevistou 2.007 pessoas com idade a partir de 16 anos, por telefone. A pesquisa ainda traz outros destaques, como a defesa da democracia. No total, 73% dos entrevistados concordam que “a democracia é sempre a melhor forma de governo”.
O índice representa um crescimento em relação ao estudo feito em dezembro 2021, quando o percentual estava em 67%. Anteriormente, em janeiro de 2021, estava em 64%. O dado atual de 73% se aproxima do maior índice já registrado pelo levantamento nesse quesito, que esteve em 74% em junho de 2016.
Além disso, caiu de 16% para 11% o percentual daqueles que consideram que “em algumas situações, um governo autoritário é melhor”. Também houve leve queda, de 10% para 9%, no índice dos que afirmam que “tanto faz ter um governo democrático ou um governo autoritário”.
O estudo é divulgado no momento em que o governo Lula redesenha o escopo do Bolsa Família, programa de transferência de renda extinto pelo último governo para dar lugar ao Auxílio Brasil.
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Na trave, próximo concurso deve pagar R$ 230 milhões
Valor estimado foi divulgado pela Caixa após o sorteio, que terminou sem aposta vencedora na faixa principal
Papa Leão XIV não precisará de tratamento adicional após cirurgia de câncer no pulmão
Médicos confirmaram que tumor permaneceu localizado e não se espalhou; pontífice se recupera e tem viagem à América do Sul prevista para novembro
Defesa Civil coloca estado de SP em alerta para três dias de chuva; Campinas pode ter temporais
Previsão entre quinta-feira (22) e sábado (24) aponta pancadas moderadas a fortes, com risco de alagamentos, enxurradas e ventos intensos