terça-feira, 25 junho 2024

A partir de março, Ministério da Saúde atualiza semanalmente estatísticas de covid-19

 Boletim traz informações sobre casos, óbitos e vacinação, antes divulgados todos os dias

Foto: iStock

O Ministério da Saúde vai divulgar semanalmente, a partir do dia 3 de março, as estatísticas de covid-19, segundo a pasta. O boletim traz informações sobre casos, óbitos e vacinação contra a doença, antes os dados eram divulgados diariamente.

O órgão apresentará as estatísticas às terças-feiras. De acordo com o ministério, o novo formato de divulgação dos dados se faz necessário para dar um cenário mais real da situação do vírus pelo país.
Em nota, o ministério afirmou que a estratégia será adotada “para otimizar o trabalho das equipes de vigilância dos municípios, dos estados e dos ministérios”. A medida foi acordada na segunda reunião ordinária da CIT (Comissão Intergestores Tripartite, com aval do CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e do CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.
“Os dados informados diariamente não permitem análises epidemiológicas, conforme solicitado pela sociedade e órgãos de controle”, relatou a pasta.
Isso porque, somente nove estados atualizavam os dados diariamente e outros 18 não informavam os casos e óbitos pela doença aos finais de semana.
Ainda segundo informações do Ministério da Saúde, apenas o prazo de atualização vai aumentar. A população vai conseguir ter acesso aberto às bases de dados da covid-19, nos sistemas DataSUS e LocalizaSUS, além das estatísticas divulgadas na página do órgão na internet.
De acordo com Eder Gatti, diretor do Departamento de Imunização do Ministério da Saúde, os profissionais continuam orientados a notificar os casos e sintomas da forma mais rápida e oportuna possível.
Novo cronograma
Interrupção dos informes diários: 3 de março
Data proposta para envio da primeira remessa de dados semanais pelos estados: 6 a 7 de março (segunda e terça-feira)

Publicação do primeiro informe semanal dos dados da covid-19 nos painéis de monitoramento do Ministério da Saúde: 7 de março (terça-feira) 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também