Bolsonaro e Macri assinam acordo para agilizar extradições
O ministro da Justiça, Sérgio Moro, informou nesta quarta-feira (16) que Brasil e Argentina assinarão um acordo de revisão do tratado de extradição entre os dois países.
A iniciativa será firmada ainda hoje pelos presidentes Mauricio Macri, que faz visita oficial ao Brasil, e Jair Bolsonaro.
Segundo o ministro, o objetivo da medida é fazer um aprimoramento, agilizando o trâmite do processo, “sem passar pelos canais diplomáticos”.
“Existe um tratado de extradição um pouco antigo que foi feito em outra época. As formas de comunicação são outras e há a percepção de uma necessidade de sempre agilizar esses mecanismos de cooperação. Então, esse tratado vai permitir uma comunicação mais rápida entre os dois países”, disse.
“Às vezes tem uma situação urgente. Precisa prender o cara. E, se você seguir o canal diplomático, acontece igual o [Cesare] Battisti”, disse Moro, em referência ao terrorista italiano que estava foragido e foi preso na Bolívia no último domingo (13).
A iniciativa foi acordada em reunião preliminar entre os ministros da Justiça do Brasil e da Argentina, na manhã desta quarta.
A ideia é facilitar o deslocamento de pessoas que tenham sido acusadas, processadas ou condenadas por terem cometido um delito que dá causa à extradição.
Macri se reuniu com Bolsonaro em um encontro privado e depois fará um pronunciamento à imprensa. Neste momento, o presidente argentino está no Palácio do Itamaraty, onde está sendo oferecido um almoço em sua homenagem.
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Guerra, economia, IA e casos de corrupção derrotam Trump nos EUA
Republicanos perderam maioria na Câmara e Senado em derrota histórica
Senado aprova PEC da Segurança Pública sem redução da maioridade penal
Texto foi aprovado por unanimidade
Justiça Eleitoral retoma emissão de títulos e atualização de dados
Pedidos podem ser feitos pela internet ou presencialmente; cadastro estava fechado desde 7 de maio para a preparação das Eleições 2026