Bolsonaro extraditará sequestrador de Washington Olivetto para o Chile
O chileno Maurício Hernandez Norambuena será extraditado para o Chile nos próximos dias. Ele cumpria pena no Brasil por ter participado do sequestro do publicitário Washington Olivetto, em 2001. No Chile, Norambuena estava condenado a dupla prisão perpétua por ser o mentor intelectual do assassinato do senador Jaime Guzmán, em 1991, que era estreitamente ligado ao ditador Augusto Pinochet, e por ter participado do sequestro de Cristián Edwards, herdeiro do conglomerado jornalístico El Mercúrio.
Ex-militante da Frente Patriótica Manuel Rodríguez, ele foi preso no Chile nos anos 1990. Conseguiu sair de um presídio de segurança máxima depois de uma fuga espetacular, em que foi resgatado por um helicóptero. Anos depois, no Brasil, participou do sequestro de Olivetto, que ficou 53 dias em um cativeiro. Preso, Norambuena passou 16 anos em regime de isolamento no sistema prisional federal. No começo do ano, foi transferido para a detenção de Avaré, no interior de São Paulo.
O governo chileno pede a extradição de Norambuena desde que ele foi encarcerado pelo sequestro de Olivetto. O STF (Supremo Tribunal Federal) autorizou a extradição na época. Impôs, no entanto, uma condição: a pena de Norambuena tinha que ser comutada, de perpétua para no máximo 30 anos, seguindo as regras penais brasileiras.
O Chile nunca aceitou as condições. Mas, agora, o governo do presidente Sebastian Piñera teria se comprometido formalmente a não executar penalidades que não são previstas no Brasil, como a pena perpétua e a pena de morte. A informação foi confirmada pelo Ministério da Justiça. No fim de semana, Norambuena foi transferido de maneira sigilosa da prisão de Avaré, no interior de São Paulo, para a carceragem da Superintendência da Polícia Federal.
A família não foi avisada e nem mesmo a defensora de Norambuena, Sabrina Diniz, sabia do paradeiro dele. A defensora buscou informações e acabou descobrindo que ele estava na PF em São Paulo. Ela já impetrou um habeas corpus no STF, com pedido de liminar, para que Norambuena não seja extraditado até que as condições em que isso ocorreria sejam esclarecidas.
MÔNICA BERGAMO
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Presidente do Paraguai renuncia durante crise bancária; vice assume
Santiago Peña deixou o cargo após perder o apoio do Partido Colorado, em meio à liquidação do Ueno Bank e ao congelamento de depósitos
FGC identifica acesso indevido a dados de investidores e alerta para golpes
Informações como CPF, e-mail e data de nascimento foram acessadas; entidade afirma não haver evidências de uso indevido ou prejuízo financeiro
GDF pede que R$ 2,2 bilhões bloqueados do pai de Vorcaro sejam transferidos ao BRB
Governo do Distrito Federal afirma que as fraudes investigadas no caso Master causaram perdas ao banco e afetaram o patrimônio público