Câmara retira quarentena para militares, policiais e juízes disputarem eleições
Conclusão da votação do novo Código Eleitoral deve ocorrer na próxima semana
A Câmara dos Deputados destacou nessa quinta-feira (9) do texto do novo Código Eleitoral a proposta que criava uma quarentena obrigatória de cinco anos para policiais se candidatarem às eleições. Ao todo, 411 deputados foram contra manter a quarentena, 14 foram a favor e 1 se absteve.
Além dos policiais, juízes, integrantes do Ministério Público e militares, que também tinham quarentena prevista no texto original da proposta, tiveram os trechos retirados do projeto de lei, que ainda tem destaques para serem votados na Câmara dos Deputados.
O texto-base da relatora da matéria, Margarete Coelho (PP-PI), foi aprovado em plenário com 378 votos a favor e 80 contra. Houve apenas duas abstenções.
Na quarta, a Câmara aprovou urgência para a votação da proposta com as mudanças feitas no Senado. A proposta foi uma das promessas de campanha de Arthur Lira.
A conclusão da votação deve ocorrer só na semana que vem, quando os deputados acabarem de analisar os chamados destaques (sugestões de alteração na matéria). Depois disso, o texto seguirá para análise e deliberação do Senado — e deve retornar ao crivo dos deputados casa haja mudanças no texto.
A intenção é que o projeto seja aprovado até outubro, um ano antes do pleito de 2022, garantindo que as novas regras já passem a valer no próximo ano.
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Polícia de SP apura repasse de dados de mortos a funerárias
Operação Luctus cumpriu mandados em 21 alvos; investigação envolve policial civil, funcionário da prefeitura e empresários do setor
Aeroportos do país devem receber mais de 2 milhões de passageiros no feriado
Projeção prevê mais de 10,3 mil voos entre 30 de outubro e 3 de novembro, período do feriado de Finados
Acidente com 20 veículos deixa ao menos 11 feridos na Dutra, em São João de Meriti
Motorista do ônibus morreu de infarto, segundo a concessionária; vítimas foram levadas a hospitais da região