terça-feira, 27 fevereiro 2024
SUPERAÇÃO

Crianças indígenas são resgatadas após ficarem desaparecidas por 40 dias em uma selva

O caso aconteceu na Colômbia e os pequenos desapareceram após a queda de um avião em que estavam
Por
João Victor Viana
Imagem: Iván Velásquez Gómez/Twitter

As Forças Militares da Colômbia resgataram quatro crianças indígenas em uma selva após 40 dias de desaparecimento. O caso aconteceu no próprio país, e os pequenos desapareceram após a queda de um avião em que estavam.

A viagem na aeronave seria para reencontrar o pai, Manuel Ranoque, que havia fugido em abril por conta de ameaças de grupos armados ilegais.

O acidente teve três vítimas fatais, a mãe das crianças, o piloto do avião e uma liderança indígena. Os quatro desaparecidos foram os únicos sobreviventes.

O governo colombiano explica que a sabedoria indígena foi um dos principais motivos para as quatro crianças terem sobrevivido por 40 dias em uma selva. Lesly Mucutuy, de 13 anos, foi a líder do quarteto, segundo a avó Fidencio Valencia.

As frutas eram os principais alimentos ingeridos e kits de sobrevivência do Exército deixados em pontos estratégicos foram utilizados.

Além da garota de 13 anos, os outros três possuem 9, 4 e 1 ano. Relatos indicam que os médicos ainda não sabem como as quatro crianças sobreviveram nessa situação e por tanto tempo, principalmente o mais novo dos irmãos.

Quando foram encontrados, nenhum apresentava risco de morte, e os maiores problemas eram a desidratação e as picadas de mosquito. Eles foram atendidos, primeiramente, em uma aeronave militar, e depois levados a um hospital militar em Bogotá, capital colombiana.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também