quarta-feira, 24 julho 2024

Estado inicia emissão de novo RG

O Estado de São Paulo passou a emitir, desde ontem (20), um novo modelo da cédula de identidade, o RG. Quem tem o modelo anterior não precisa se preocupar, pois ele continua valendo. 

Além de incluir novos dispositivos que aumentam a segurança contra falsificação, uma das principais alterações no novo RG paulista é a possibilidade da inclusão de nome social sem a necessidade de alteração no registro civil. 

O documento também apresenta dimensão reduzida, mas, ao mesmo tempo, mais informações. 

A partir de agora, a carteira de identidade pode incluir registros como Título de Eleitor, numeração da Carteira de Trabalho, certificado militar, Carteira Nacional de Habilitação, documento de identidade profissional, Carteira Nacional de Saúde e até NIS/PIS/Pasep. 

Também poderão constar na cédula indicativos para portadores de necessidades especiais e códigos referentes ao CID (Código Internacional de Doenças). 

A inclusão de informações adicionais no documento é facultativa, ou seja, cada cidadão pode optar por incluir os registros complementares que julgar necessários. 

Os parâmetros do documento agora atendem ao decreto federal 9.278 de 2018, que padroniza as novas cédulas de identidade. 

O prazo para que os Estados atendam a determinação é março de 2020. 

Uma atribuição da Secretaria da Segurança Pública dentro do Estado de São Paulo, a emissão dos novos documentos é feita pelo Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD/DIPOL), da Polícia Civil. 

POUPATEMPO 

A emissão do novo RG está disponível em todos os postos do Poupatempo do Estado e pode ser solicitado por quem vai emitir a carteira de identidade pela primeira vez ou para aqueles que forem providenciar a segunda via. 

O Poupatempo, que na região possui unidades em Americana, Campinas e Indaiatuba, atende com hora marcada. Para agendar, o cidadão pode acessar www.poupatempo.sp.gov.br, ou pelo aplicativo de celular “SP Serviços”, disponível gratuitamente nas lojas digitais.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também