TV AO VIVO
TODODIA 22 de outubro de 2026
Brasil & Mundo
FUMAÇA BRANCA

“Habemus Papam”: novo papa é escolhido

Fumaça foi liberada às 13h08 do horário de Brasília

Compartilhar WhatsApp Facebook
Foto: Reprodução/Vatican News

Após muita espera, fiéis na Praça de São Pedro se depararam com a aguardada fumaça branca saindo pela chaminé da Capela Sistina. Após duas votações realizadas nesta quinta-feira (8), os 133 cardeais votantes chegaram a um consenso para decidir o novo papa

Por volta das 13h, a fumaça que anuncia o novo sucessor de Pedro pôde ser vista e celebrada por milhares de fieis. O anúncio oficial com o tradicional “Habemus Papam” deve ocorrer em cerca de 1h.

Para ser eleito, o novo Papa precisou alcançar 2/3 dos votos dos cardeais eleitores. Os cardeais dão seus votos em papéis impressos com a frase em latim Eligo in Summum Pontificem (Elejo como sumo pontífice).

Continua após a publicidade

As cédulas são reunidas e queimadas ao final de cada uma das sessões da manhã e da tarde, resultando na fumaça. 

Esta matéria foi útil para você?

IB
Isabela Braz TODODIA — jornalismo das regiões de Campinas e Piracicaba

Newsletter TODODIA

As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.

Ao se inscrever você concorda em receber a newsletter diária do TODODIA. Cancele quando quiser, com um clique no rodapé do e-mail. Política de privacidade.