sábado, 20 julho 2024
BAIXA PROCURA

Órgãos de Saúde ampliam vacinação contra dengue com doses próximas do vencimento

As doses imunizantes com prazo de validade até 30 de junho e 31 de julho poderão ser aplicadas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos
Por
Felipe Gomes
Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde ampliou o público-alvo da vacinação contra a dengue para evitar perdas de estoques das doses imunizantes que estão próximas da data de vencimento. As doses com validade até 30 de junho e 31 de julho, que antes eram aplicadas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, agora contemplam a faixa etária de 10 a 14 anos.

Em nota técnica emitida, a pasta orienta que os estados com municípios que ainda não receberam a vacina da dengue realizem, preferencialmente, o remanejamento das doses com a data de vencimento próximo para essas localidades. Já nos estados que possuem as doses imunizantes, poderão ser aplicados na faixa etária de 6 a 16 anos.

O Ministério da Saúde destaca ainda que, em casos onde os dois procedimentos forem comprovadamente insuficientes para esgotar as doses próximas do vencimentos, a critério dos gestores municipais, a vacinação contra a dengue poderá ser estendida a pessoas de 4 a 59 anos, limite etário definido na bula do imunizante QDenga.

Para receber a segunda dose do imunizante, aplicada com intervalo de 90 dias, às pessoas que forem vacinadas com vacinas remanejadas dentro das recomendações realizadas pela pasta, estados e municípios devem oficializar a estratégia escolhida por meio dos e-mail; dengue.cgici@saude.gov.br; pni@saude.gov.br; cgici@saude.gov.br.
É reforçado pelo Ministério da Saúde que esta é uma estratégia temporária e excepcional, aplicada apenas que tem prazo de validade até 30 de junho e 31 de julho de 2024.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também