TV AO VIVO
TODODIA 3 de novembro de 2026
Brasil & Mundo

Principal reservatório do DF chega a 100% e transborda

Compartilhar WhatsApp Facebook

Pela primeira vez em 2 anos e 8 meses, a Barragem do Descoberto, que abastece mais de 60% do Distrito Federal (DF), atingiu ontem 100% da capacidade e transbordou. A última vez que isso ocorreu foi em 9 de abril de 2016, mesmo ano em que teve início a crise hídrica no Distrito Federal, que levou ao racionamento de água. As informações são da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa).

Mesmo com o transbordamento, as comportas na barragem não são abertas. Segundo a Adasa, a água que verteu vai para o fluxo normal do rio Descoberto.

Em junho deste ano, o Distrito Federal completou 513 dias de racionamento, que foi suspenso. No entanto, a Adasa ainda recomenda a manutenção das práticas de consumo racional da água.

SÉRIE HISTÓRICA
No ano passado, o Descoberto viveu seu pior ano desde o início da série histórica em 1987, segundo a Adasa. Em 7 de novembro, atingiu 5,3% do volume útil – o mais baixo já registrado.

Nos últimos dias, a chuva tem sido constante no Distrito Federal colaborando para que a Barragem do Descoberto registre índices melhores do que os registrados em 2017. Desde o dia 19, o volume de água no reservatório se mantém acima de 60%.

Esta matéria foi útil para você?

Agência Brasil TODODIA — jornalismo das regiões de Campinas e Piracicaba
ver matérias ›

Newsletter TODODIA

As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.

Ao se inscrever você concorda em receber a newsletter diária do TODODIA. Cancele quando quiser, com um clique no rodapé do e-mail. Política de privacidade.