domingo, 28 abril 2024
REPATRIAÇÃO

Segundo avião da FAB chega ao Brasil trazendo 214 resgatados de Israel

Além dos passageiros resgatados, a aeronave também transportou um cachorro e três gatos, marcando a primeira vez que animais de estimação são resgatados nesta operação
Por
Danilo Bueno
Foto: Governo Federal / FAB

Na madrugada desta quinta-feira (12), o segundo avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, trazendo 214 brasileiros que estavam em Israel durante o conflito com o grupo paramilitar Hamas. Além dos passageiros resgatados, a aeronave também transportou um cachorro e três gatos, marcando a primeira vez que animais de estimação são resgatados nesta operação.

A viagem faz parte do plano de repatriação do governo federal, chamado “Operação Voltando em Paz”, que tem como objetivo trazer de volta ao Brasil os brasileiros retidos em Israel. A aeronave utilizada, um KC-30, decolou de Tel Aviv às 12h30 da quarta-feira (11) e levou cerca de 14 horas de voo para chegar ao Brasil.

Este é o segundo avião da FAB a realizar o resgate, somando um total de 425 repatriados até o momento. Está previsto que mais três aeronaves realizem voos de repatriação nos próximos dias, com o objetivo de trazer de volta os brasileiros que solicitaram resgate.

De acordo com informações do Ministério das Relações Exteriores, dentre os resgatados, 25 brasileiros estão na Faixa de Gaza, e o governo brasileiro está em contato com as autoridades egípcias para auxiliar na retirada dessas pessoas por terra, já que as fronteiras estão fechadas.

O processo de repatriação segue critérios de prioridade, dando preferência para aqueles que não possuem passagem aérea de volta para o Brasil. O Itamaraty recomenda que aqueles que possuem passagens ou possam adquiri-las, embarquem em voos comerciais no Aeroporto Internacional Ben Gurion, em Tel Aviv, para liberar assentos nas aeronaves da FAB.

Estima-se que cerca de 14 mil brasileiros vivam em Israel, e 6 mil na Palestina, sendo a maioria fora da área de conflito, de acordo com o Itamaraty.

Os voos de repatriação estão seguindo um cronograma, e o terceiro avião decolou na terça-feira (10) com destino ao Brasil, e tem previsão de chegada no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, nesta sexta-feira (13). A aeronave utilizada, um KC-390, tem capacidade para transportar até 60 passageiros. A expectativa é que até sábado (14), um total de 900 pessoas sejam repatriadas.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também