segunda-feira, 6 maio 2024
TREMORES DE TERRA

Taiwan registrou terremoto de 7.5 na madrugada de quarta-feira (3)

Desde então já foram registrados 33 tremores secundários variando entre 4.1 e 5.7 na Escala Richter. Nove pessoas morreram e 50 ainda estão desaparecidas
Por
Ana Flávia Defavari
Foto: Divulgação

Na madrugada desta quarta-feira (03), Taiwan teve o maior terremoto dos últimos 25 anos atingindo 7.5 na Escala Richter. Segundo autoridades locais, nove pessoas morreram em decorrência aos desabamentos e mais de 800 ficaram feridos. 50 pessoas que estavam a bordo de quatro micro-ônibus em direção ao Parque Nacional Taroko Gorge, estão desaparecidas.

O terremoto foi registrado a uma profundidade de 15,5 km, considerado muito próximo a superfície, o que desencadeou uma serie de alertas de tsunami para as Filipinas e o Sul do Japão que durante o dia foram retirados.

Os alertas de tsunami eram de baixo risco com ondas de no máximo 1 metro, sendo a maioria deles apenas avisos de elevação do nível do mar.

Legenda: Alerta de Tsunami

Em todo o país, inicialmente foram registrados o desabamento de 26 edifícios número esse que ainda pode sofrer alterações visto que após o registro do terremoto de 7.5 foi-se registrado um segundo terremoto de 6.4 e outros 32 tremores secundários que variam entre 4.1 e 5.7 na Escala Richter.

Legenda: Registros de Terremotos

Vídeos que estão circulando a internet mostram diversos deslizamentos de terra, desmoronamento de prédios e objetos balançando violentamente dentro de residências, prédios, metrô e outros lugares.

Com o epicentro do terremoto próximo a cidade de Hualien, uma região montanhosa de Taiwan, diversos tuneis que seguem em direção a cidade desmoronaram. Autoridades relataram que estão realizando resgates de algumas pessoas que ficaram presas em tuneis pós terremoto. No mar do país, parte da ilha Guishan, conhecida como Ilha da Tartaruga, desabou.

“No momento, a coisa mais importante, a principal prioridade, é resgatar pessoas”, disse o presidente eleito Lai Ching-te, falando do lado de fora de um dos prédios desabados em Hualien.

O fornecedor de chips para Apple e Nvidia, o Taiwan Semiconductor Manufacturing Co 2330.TW, teve de fechar temporariamente algumas fábricas.
“Para garantir a segurança do pessoal, algumas fábricas foram esvaziadas de acordo com o procedimento da empresa”, disse a empresa em comunicado, acrescentando que os funcionários voltaram ao trabalho após algumas horas.

A maior parte da energia da ilha foi restaurada após o terremoto, segundo a Taipower, empresa de energia, as duas usinas nucleares da ilha não foram afetadas.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também