sexta-feira, 19 abril 2024

Americana anuncia novas ações para limpar represa

Dando sequência aos trabalhos de retirada das macrófitas (aguapés) na Represa de Salto Grande, o prefeito de Americana, Omar Najar (MDB), anunciou ontem novidades para a melhoria no reservatório, que incluem abertura de novas frentes para a remoção das plantas e obras de revitalização na orla. 

O secretário de Meio Ambiente, Odair Dias, e o ex-deputado estadual Chico Sardelli (PV) acompanharam o anúncio de Omar ontem no Gabinete, ao lado do deputado estadual Dirceu Dalben (PR), do coordenador de Relações Institucionais do grupo CPFL, Sebastião Arcanjo, além do engenheiro de meio ambiente da CPFL Renováveis (responsável pelo reservatório), Daniel Daibert, e vereadores. 

A partir de ontem, a orla está interditada para que máquinas da CPFL retirem os aguapés e iniciem a revitalização do local, incluindo recapeamento, melhorias na área de lazer, instalação de nova iluminação e lombofaixas de pedestres. 

O prefeito parabenizou a equipe pelo andamento dos trabalhos e falou sobre as obrigações de municípios vizinhos. “Agradeço a presença de todos e o trabalho desempenhado pela Secretaria, que tem tratado o assunto como prioridade. Aproveito a presença do deputado Dirceu (Dalben), para pedir o auxílio e tomar frente nas tratativas, para cobrar as 19 cidades à montante (acima da represa) que despejam poluentes na nossa represa. Não é justo Americana lidar sozinha com a situação e precisamos resolver isso”, disse. 

Sardelli acompanhou a afirmação do prefeito. “Apesar dos esforços de todos os envolvidos, não podemos nos calar. Vemos a responsabilidade de 19 municípios que estão à montante poluindo a nossa represa e este prejuízo ambiental é incalculável. As nossas ações têm que ser também através do Ministério Público. A remoção dos aguapés é muito importante para a qualidade de vida e para o visual para nós que vivemos ali, mas não é suficiente para o que queremos, que é a despoluição total da represa”, disse Sardelli. 

“Com este novo ponto, serão três frentes trabalhando ao mesmo tempo e retirando aproximadamente três hectares de aguapés diariamente, que equivale a 30 mil m². Estamos também represando uma quantidade da planta, que é necessária para o ecossistema, ao lado da usina. Enfim, o serviço está sendo feito, e em conjunto com vários grupos, secretarias e a população, queremos atrair novamente a população para a região”, disse o secretário de Meio Ambiente, Odair Dias. 

De acordo com a programação, a nova etapa deve ser concluída em 45 dias. “Até o momento, foram feitas 12 mil viagens de caminhão retirando os aguapés e temos como objetivo antecipar a conclusão do projeto, que é remover até outubro deste ano, 100 hectares”, disse o engenheiro de meio ambiente da CPFL Renováveis, Daniel Daibert. 

O secretário Odair Dias, anunciou ainda a quarta frente referente às remoções na Praia Azul, com a introdução de maquinários por parte do Grupo de empresários CR2. O serviço será temporário e, de acordo com o secretário, irá auxiliar no projeto da prefeitura. 

OMAR DETERMINA REVITALIZAÇÃO DA ORLA DA PRAIA 

A Praia Azul, em Americana, poderá ser utilizada para esportes náuticos em outubro deste ano, dois meses antes do previsto para atingir a meta ideal de macrófitas (aguapés) presentes na represa de Salto Grande. 

Esta foi a promessa feita ontem no Gabinete do prefeito Omar Najar (MDB), que anunciou a revitalização da orla da Praia em entrevista coletiva à imprensa. 

GABINETE | Omar e autoridades ontem na coletiva

As melhorias anunciadas pelo prefeito e detalhadas pelo secretário de Meio Ambiente, Odair Dias, incluem a recuperação da faixa de areia e do espaço de eventos, a construção de novos sanitários e churrasqueiras, troca da iluminação da orla com o uso de lâmpadas de LED (mais econômicas), a implantação de um playground e nova pavimentação, com a construção de lombofaixas (faixas de asfalto elevadas no mesmo nível da calçada) para facilitar o acesso de pedestres até a areia. 

“O que nós queremos é um meio ambiente saudável e é o que estamos procurando fazer com a parceria da CPFL e de outros agentes envolvidos”, declarou Omar. 

Será preciso interditar a orla para a realização das obras. “O prefeito determinou que nós tornemos a Praia Azul mais habitável, com maior participação da população, até porque tivemos adensamento de 896 famílias há pouco tempo, então teremos uma revitalização da Praia Azul”, garantiu Odair Dias. 

O valor total do investimento está sendo contabilizado pelas secretarias envolvidas, segundo o secretário. 

 
Por Beatriz Costa

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também