Sexta, 17 Setembro 2021

DAE anuncia ‘medidas paliativas’ e prevê normalização só em 72h

AmericanaSaneamento

DAE anuncia ‘medidas paliativas’ e prevê normalização só em 72h

Pane elétrica na captação prejudica o abastecimento de água em Americana desde a semana passada e previsão é de normalização somente na sexta em diante 

DAE Americana (Foto: Divulgação)
O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana emitiu um comunicado no final da tarde desta terça-feira, no qual anuncia "medidas paliativas" para a retomada do abastecimento público, que está prejudicado em boa parte da cidade desde a semana passada, após uma pane elétrica na nova captação de água do Rio Piracicaba. Segundo divulgou a autarquia no informe desta terça, a "normalização" do abastecimento nos reservatórios da cidade deve ocorrer "em cerca de 72h".

"O DAE de Americana esclarece que regularizou, momentaneamente, os problemas que causaram a interrupção na captação de água do município na semana passada. As medidas paliativas tomadas pela autarquia permitirão, por ora, a normalização do abastecimento nos reservatórios da cidade em cerca de 72 horas", informou o órgão, em nota.

Segundo o DAE, na semana passada uma pane elétrica provocou um incêndio no aparelho responsável por uma das bombas na nova estação de captação, o que provocou a interrupção total do sistema.

"Foi necessário religar a estrutura antiga, que opera com 30% a menos de água captada. Isso, e a alta temperatura dos últimos dias, criou problemas no abastecimento da cidade", justificou a autarquia, que na última sexta-feira estimou que o problema teria atingido ao menos 15% das residências de Americana.

"O DAE e as empresas responsáveis pela obra da nova captação, que ainda está em fase de testes, ainda trabalham para uma solução definitiva à pane elétrica, com o envio para avaliação das peças na Suíça. Por ora, de forma paliativa, a nova captação vem operando parcialmente junto com a antiga, o que permite o retorno momentâneo da captação média, de 1.140 litros por segundo", informou o DAE. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 17 Setembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/