domingo, 19 maio 2024
MELHOR MERENDA

Cozinheiras terceirizadas recebem um curso de capacitação ministradas por nutricionistas em Nova Odessa

Participaram em torno de 50 profissionais contratadas que atuam nas creches do município
Por
Vitória Silva
Foto: Divulgação

No mês de setembro, as nutricionistas do Setor de Alimentação Escolar da Prefeitura de Nova Odessa, as doutoras na área Juliana Pissaia Savitsky e Reginalda Aparecida Ferraz e a convidada doutora em Nutrição Ana Paula Fioretti, ministraram um curso de capacitação sobre “Boas Práticas de Manipulação de Alimentos e Higiene de Utensílios e Equipamentos”, para a nova equipe de cozinheira terceirizadas da Rede Municipal de Educação.

As profissionais já tinham feito capacitações individuais e nas cozinhas, porém realizaram mais essa capacitação em conjunto.

Em média de 50 profissionais contratadas pela empresa OBRA Mix participaram e a equipe está sob supervisão de Vera de Lima, que presta serviços de mão de obra nas cozinhas para o Município de Nova Odessa.

Os assuntos abordados na capacitação foram orientações essenciais e cuidados que devem ter ao preparar os alimentos das crianças das creches, especialmente com os alunos que tem necessidades nutricionais especiais como intolerância à lactose, celíacos, entre outras situações comuns no dia a dia do Setor de Merenda.

Foram explicados a importância de seguir rigorosamente os cardápios, eles são diferentes porque cada fase a criança tem uma necessidade nutricional especial, que seguindo o cardápio não está somente atendendo a uma legislação federal ( 26 de 2020), mas também suprindo a demanda nutricional dos alunos que estão em fase de crescimento e desenvolvimento, foi explicado a importância dos grupos alimentares, o porquê desses alimentos específicos nos cardápios e porque precisam ser preparados dessa ou outra maneira.

No segundo momento da capacitação foram abordadas as boas práticas de higiene dos alimentos, utensílios e equipamentos. A importância do alimento preparado sempre fresquinho, por período, porque não reaproveitar alimentos, porque não pode guardar alimentos, preparar com muita antecedência, que essa é uma questão de segurança alimentar. A importância de monitorar o controle de tempo e temperatura dos alimentos, realizar amostragem de tudo que fazem, monitorar temperaturas dos equipamentos.

A capacitação foi elaborada após aproximadamente 30 dias acompanhando as profissionais nas cozinhas e realizando apontamento de cada detalhe que deveria ser trabalhado, por essa razão as profissionais demonstraram muito interesse e satisfação em participar.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também