quarta-feira, 19 junho 2024
TREM INTERCIDADES

Em Campinas, Tarcísio assinará contrato de concessão do Trem que liga a cidade à São Paulo

Governador aproveitará o evento e também lançará o programa “SP nos Trilhos”
Por
Isabela Braz
Fotos: Francisco Cepeda / Governo do Estado de SP

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) assina nesta quarta-feira (29), em Campinas, o contrato de concessão Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte, que vai ligar Campinas, a maior metrópole do interior, à capital paulista.

O evento acontecerá às 11h, na Estação Cultura. Junto, o governador também lança o programa SP nos Trilhos, que reúne 13 projetos estaduais de transporte de passageiros e cargas por ferrovias, totalizando mais 890 quilômetros na rede estadual, com investimento de cerca de R$ 130 bilhões.

TREM INTERCIDADES

O trajeto do TIC eixo-norte, será implementado pelo consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos (TIC Trens), com previsão de investimentos de R$ 14,2 bilhões. Por 101 km, o transporte oferecerá um serviço expresso entre o terminal da Barra Funda, Jundiaí e Campinas, com duração de 64 minutos.

O projeto com três estações visa melhorar o transporte intercidades e a mobilidade urbana para a população que precisar fazer esse tipo de deslocamento diário.

Também haverá o Trem Intermunicipal (TIM), entre Jundiaí e Campinas, com 44 quilômetros de extensão e 33 minutos de trajeto. O projeto conta ainda com a concessão da Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Segundo o governo estadual, os investimentos vão gerar mais de 10 mil empregos diretos, indiretos e induzidos, beneficiando 11 municípios e 15 milhões de pessoas das regiões.

De acordo com o Executivo, as obras do Trem Intercidades São Paulo-Campinas começarão em agosto de 2026 e estão previstas para terminar em agosto de 2032

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também