A verba se destina ao pagamento de benefícios eventuais à população em situação de maior vulnerabilidade social
Hortolândia é um dos 406 municípios paulistas a serem beneficiados com recursos do Governo do Estado destinados ao pagamento de benefícios eventuais à população em situação de maior vulnerabilidade social. O município receberá do FEAS (Fundo Estadual da Assistência Social) R$ 69.572,83, de acordo com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.
O montante beneficiará cerca de 200 famílias/mês. Embora o anúncio de transferência tenha ocorrido, nesta segunda-feira (09/08), o município havia sido informado da remessa de recursos pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo no dia 30 de julho.
De acordo com a Diretoria Administrativa da Secretaria Municipal de Inclusão e Desenvolvimento Social, os cerca de R$ 70 mil serão destinados ao pagamento de benefícios temporários como o auxílio-funeral e benefício eventual em vulnerabilidade temporária. O montante beneficiará 50 famílias/mês com o auxílio-funeral e 150 com o benefício temporário.
“Esses recursos somam-se ao esforço realizado pelo município nesse momento que enfrentamos dificuldades financeiras, em virtude da pandemia, e vão garantir que possamos auxiliar mais famílias em dificuldade, seja pela vulnerabilidade, seja pela dor da perda de um ente querido”, afirma o diretor de Gestão Administrativa, Gérson Ferreira.
De acordo com o portal oficial do Governo de São Paulo, “os benefícios eventuais são instrumentos da rede socioassistencial que visam prevenir e promover o enfrentamento de situações provisórias que possam fragilizar o indivíduo e sua família, evitando o agravamento da vulnerabilidade social. Auxílio natalidade, funeral, alimentação, suporte para enfrentamento de situações de calamidade pública, acesso à documentação, entre outros, são exemplos de benefícios eventuais”.