sexta-feira, 17 maio 2024

Profissional de Psicologia passa a ser oferecida na Telemedicina de Hortolândia

Prefeitura também amplia oferta do serviço para pacientes das UBSs Adelaide, Amanda I, Nova Europa e Orestes Ôngaro
Por
Redação
Foto: Divulgação Prefeitura de Hortolândia

Atualmente, o serviço já conta com quatro especialistas, sendo dois clínicos gerais, um psiquiatra e uma nutricionista, sendo que a equipe passa a ter uma profissional de psicologia.

Segundo a Secretaria de Saúde, o atendimento da telemedicina é realizado às segundas, terças, quartas e sextas-feiras, nos períodos da manhã e tarde.

Além disso, a telemedicina passa a ser disponibilizada para pacientes das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Adelaide, Amanda I, Nova Europa e Orestes Ôngaro. Até então, o serviço atendia pacientes das UBSs Santa Clara e São Jorge.

O secretário-adjunto de Saúde, Leandro da Silva Severino, explica que a ideia é disponibilizar a telemedicina para pacientes de primeira consulta.

“Com a telemedicina, a Prefeitura busca diminuir a fila de espera e o fluxo das UBSs. Oferecemos o serviço como uma opção on-line para pacientes de primeira consulta. Caso não queiram o atendimento on-line, eles podem agendar a consulta presencial que continua a ser realizada normalmente nas UBSs”, salienta o secretário adjunto.

O que é telemedicina?

Hortolândia é um dos municípios da região que entra na vanguarda tecnológica com o serviço de Telemedicina, implantado pela Prefeitura em julho de 2022, em caráter experimental.

Nessa fase, a Secretaria de Saúde observou o funcionamento do serviço, com a realização de ajustes e correções. Após o período de testes, a previsão é que o novo serviço seja ampliado gradativamente para todos os pacientes atendidos pela rede municipal de saúde.

A telemedicina oferece benefícios para os pacientes, que passam a receber atendimento com maior rapidez, evitando custos de deslocamento, além de proporcionar economia de tempo.

O novo serviço também representa para o município: economia de recursos materiais e financeiros, e otimiza o trabalho dos profissionais de saúde. A telemedicina também ajuda a desafogar o atendimento presencial na rede municipal de saúde.

Segundo a Secretaria de Saúde, a telemedicina é um serviço on-line de atendimento e realização de consultas para pacientes da rede municipal. Para isso, o paciente precisa ter acesso à um celular ou computador com internet, com sistema de câmeras e áudio, tanto microfones quanto autofalantes, ou fones de ouvido. Desta forma, a Secretaria de Saúde fornece ao paciente o link por meio do qual ele será atendido por um profissional médico para avaliar resultados de exames ou dar orientações em saúde.
A central da telemedicina fica no Paço Municipal “Palácio das Águas”, sede da Prefeitura.

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