sábado, 20 julho 2024
PARA USO REGIONAL

Hospital Santa Bárbara receberá a implantação de 10 leitos de UTI Pediátrica

Anúncio foi feito nesta segunda-feira (24) pelo prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan
Por
João Victor Viana
Foto: Isabela Braz/ TODODIA

O Hospital Santa Bárbara | Santa Casa de Misericórdia receberá a implantação de uma UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) Pediátrica. A construção da nova ala hospitalar foi anunciada pelo prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan (PL), nesta segunda-feira (24).

Serão 10 leitos construídos em uma área de 366 m², que demandarão o investimento de mais de R$ 2 milhões em recursos próprios do município, com a contribuição de emendas parlamentares.

Detalhes do projeto foram apresentados em cerimônia realizada no Centro de Estudos e Cultura Ambiental, contando com a presença de autoridades municipais e representantes da Santa Casa.

“Ao longo desse tempo a gente vem se preparando com a questão financeira e a contratação profissional para executar esses projetos e estudar qual o espaço adequado para construir esta ala no hospital. Através desse planejamento, ao longo desses meses, tudo isso possibilitou que nós tivéssemos os tão sonhados leitos de UTI pediátricos na nossa cidade”, disse o prefeito.

Foto: Isabela Braz/ TODODIA

Além de contribuir diretamente com a população barbarense, os leitos da UTI Pediátrica também ficarão à disposição de toda a região. Assim como já acontece com os leitos existentes em Campinas e Sumaré, os outros municípios – que não possuem esta infraestrutura específica – poderão solicitar vagas através da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross).

O secretário municipal de Saúde, Marcus Pensuti, explicou essa parceria entre as cidades. “Quando a gente coloca na Cross, temos o nosso atendimento como prioritário e os leitos não utilizados a gente consegue colocar para as crianças que necessitam da nossa região”.

Com os recursos financeiros já levantados para a construção da UTI, a administração barbarense buscará junto ao governo estadual e federal uma nova verba para o investimento em equipamentos. O prefeito Piovezan, inclusive, destacou que solicitou a contribuição do prefeito de Americana, Chico Sardelli (PL), para este pedido.

O projeto para a implantação da UTI Pediátrica já foi protocolado junto à Vigilância Sanitária. O próximo passo é finalizar o Projeto Executivo para que a Santa Casa busque a empresa que será responsável pelas obras. De acordo com Pensuti, a expectativa é que, se tudo correr bem, em torno de 90 dias inicia-se a construção.

O tempo estimado para a realização dos serviços de finalização dos 10 leitos é de oito a 12 meses.

OUTROS ANÚNCIOS NA SAÚDE BARBARENSE

Além da implantação da UTI Pediátrica, Piovezan apresentou durante o evento uma série de melhorias na estrutura e equipamentos do Hospital Santa Bárbara. Entre os novos equipamentos, o projeto irá trazer para a unidade:

  • Novas mesas e focos cirúrgicos nas quatro salas do Centro Cirúrgico;
  • 21 novas camas e colchões na UTI Adulta;
  • 18 novas camas e colchões na ala de enfermaria;
  • 18 novos suportes de soro;
  • 15 novas mesas de cabeceira;
  • Sete novas macas para transporte de pacientes.

Além dos novos equipamentos, haverá também investimento para a pintura no Centro Cirúrgico e na fachada do prédio.

Paralelo a isso estão em andamento os trâmites para a implantação de uma usina de oxigênio no Hospital, o que garantirá a sustentabilidade do hospital com a geração própria do gás. O projeto tem custo estimado de R$ 2,7 milhões e os recursos serão captados junto ao Fundo Municipal do Idoso, gerido pelo Conselho Municipal do Idoso e constituído pela Lei Municipal nº 3286/2011.

Secretário de Saúde, Marcus Pensuti; Vice-prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Felipe Sanches; prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan
Foto: Isabela Braz / TV TODODIA
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também