sexta-feira, 12 julho 2024
MAIS DE UM SÉCULO

Instituto de Zootecnia celebra 119 anos neste sábado ‘de portas abertas’

O evento realizado desde 2022 contará com diversas atrações no próximo sábado (13)
Por
Felipe Gomes
Foto: Divulgação

O Instituto de Zootecnia de Nova Odessa, em comemoração aos seus 119 anos de fundação abrirá as portas de sua sede na histórica Fazenda do Estado neste sábado (13), das 10h às 17h. O órgão é vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. A portaria da Fazenda do Estado fica localizada na Rua Heitor Penteado, n°56, no Centro.

Segundo o diretor-geral do IZ, Dr. Enilson Ribeiro, o sábado será “um dia muito divertido, cheio de atrações e aberto ao público em geral, principalmente às crianças e adolescentes” de Nova Odessa e região.

Na ocasião, os visitantes terão a oportunidade de conhecer o trabalho de pesquisa científica realizado pela instituição novaodessense no âmbito de produção de proteína animal e também de vivenciar a inserção da comunidade científica e a sociedade por meio de atividades e ações.

Entre as atrações, está incluso um festival gastronômico com diversos food trucks, uma edição especial da Feira de Artesanato, uma feira de produtos agroalimentares artesanais, apresentações de animais da “Mini Fazendinha” do instituto e uma exposição de mini cabras.

O evento “IZ de Portas Abertas” foi realizado pela primeira vez em 2022, com o apoio da administração municipal de Nova Odessa, por meio da Secretaria Municipal de Educação e do Departamento de Cultura e Turismo do Município.

AGENDA DO EVENTO

Com a abertura dos portões à população, programada para às 10h, está incluso na programação um desfile de cães de pastoreio a apresentação teatral “Das culturas do campo para as culturas do palco”, da entidade De Olho no Material Escolar: #se liga no Campo, seguida por um show de música sertaneja raiz com João Pinheiro e Cristiano.

Após o almoço, acontece ainda um novo desfile de cães de pastoreio, uma apresentação da peça temática e o desfile e premiação de mini cabras.

HISTÓRIA

As origens do Instituto e de Nova Odessa se misturam, já que ambos foram fundados em 1905 pelo então secretário de Agricultura do Estado, o doutor Carlos José de Arruda Botelho, a partir das terras compradas da antiga Fazenda Pombal.

Através de pesquisas e inovações, o Instituto tem promovido técnicas agrícolas sustentáveis, promovendo o bem-estar e a saúde dos animais. As atividades científicas do IZ desempenham um papel fundamental na promoção de uma produção animal responsável e consciente, visando um futuro mais sustentável.

Em Nova Odessa, onde está localizada a sua sede, o Instituto contribui para a qualidade de vida dos habitantes do “Paraíso do Verde”, mantendo extensas áreas verdes com jardins arborizados e matas preservadas, protegendo a vegetação nativa, nascentes e lagoas.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também