quarta-feira, 24 abril 2024

Prédio é demolido para novo centro de saúde em Santa Bárbara

Um prédio localizado na região central de Santa Bárbara d’Oeste, que funcionou inicialmente como Hotel Municipal e depois como Pronto-Socorro, sede da Secretaria de Saúde e, por último, como Centro Médico de Especialidades, está virando pó.

A estrutura do local começou a vir abaixo com a demolição do imóvel pela prefeitura. No local será construído um novo prédio, que irá abrigar o futuro Centro de Diagnóstico em Saúde – anunciado na semana passada pelo prefeito Denis Andia (PV), com investimentos de R$ 2 milhões.

O imóvel, na Rua Prudente de Morais esquina com a Rua João Ridley Bufford, foi utilizado pela prefeitura até o ano de 2015, quando o Centro de Especialidades Médicas foi transferido para um prédio alugado na Rua Graça Martins, no Centro.

O prédio que está sendo demolido foi construído para ser Hotel Municipal, na gestão do ex-prefeito Ângelo Giubbina, e foi inaugurado pelo prefeito Bráulio Pio, em 6 de setembro de 1969.

Como hotel, atendeu viajantes e turistas por mais de 20 anos, até que, na segunda gestão do prefeito Isaias Hermínio Romano, de 1989 a 1992, o imóvel foi requisitado para ser reformado e adaptado para abrigar o Centro Médico Municipal.

A entrega do Centro Médico ocorreu em 2 de outubro de 1992 e, nessa oportunidade, foi entronizado o busto do patrono, Dr. Domingos Finamore, que em 1992 teve seu nome aprovado para esse prédio público. Foi o reconhecimento pelos relevantes serviços prestados por ele à comunidade como médico e vice-prefeito, no mandato de 1952 a 1955.

Ontem, a prefeitura informou que a área faz parte do projeto do novo Centro de Diagnóstico em Saúde, que teve suas obras iniciadas na segunda-feira.

Entre os exames e serviços permanentes que o novo Centro de Diagnóstico em Saúde disponibilizará aos pacientes da rede pública estão tomografia, mamografia, ultrassom, colonoscopia, raio-x comum e raio-x contrastado.

Além disso, a futura unidade disponibilizará, sob demanda, os exames de holter, mapa 24 horas, ecocardiograma, eletroneuromiografia, urodinâmica, exames oftalmológicos, densitometria óssea, espirometria infantil e eletroencefalograma. Pequenas cirurgias também serão realizadas, nas especialidades de dermatologia, oftalmologia, gastroenterologia, urologia, ortopedia e exodontia.

 
 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também