domingo, 22 dezembro 2024

Programa ‘Mais Médicos’ abre 21 vagas em cinco cidades da região  

11 vagas serão destinadas a cidade de Hortolândia, quatro para Santa Bárbara d’Oeste, três em Americana, duas em Sumaré e uma em Nova Odessa

Por Henrique Fernandes

O Programa do Governo Federal ‘Mais Médicos’ abriu 6,2 mil para reposição de profissionais de saúde em várias localidades no Brasil, sendo 11 vagas destinadas a cidade de Hortolândia, quatro para Santa Bárbara d’Oeste, três em Americana, duas em Sumaré e uma em Nova Odessa.

O edital completo pode ser acessado através do link (https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-4-de-14-de-abril-de-2023-477923363) e também expande vagas em áreas que enfrentam dificuldades para manter médicos, publicado nesta semana pelo Ministério da Saúde.

Neste primeiro momento, os gestores de saúde municipais dos locais indicados no edital devem indicar quantas vagas pretendem preencher. Pela lista divulgada no site do programa, os postos de trabalho estão distribuídos em mais de 2 mil municípios, sendo que mil vagas são inéditas em localidades da Amazônia Legal.

Para adesão ao programa ou renovação, o gestor local dos municípios listados deve preencher o Termo de Adesão e Compromisso. Para isso, deverá acessar eletronicamente o Sistema de Informação e Gestão da Atenção Básica (e-Gestor AB). Os municípios que participaram anteriormente do Mais Médicos precisam manter o cadastro atualizado.

Como obrigações, as prefeituras devem garantir moradia ao profissional do projeto, alimentação e água potável, além de transporte adequado e seguro para o médico se deslocar ao local de trabalho que tiver difícil acesso.

Criado em 2013, o Mais Médicos tem o objetivo de garantir o acesso dos brasileiros à saúde nas Unidades Básica de Saúde, a chamada Atenção Primária, que é considerada a porta de entrada do SUS (Sistema Único de Saúde).

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também