TV AO VIVO
TODODIA 17 de outubro de 2026
Cidades

Tiosso é cassado e Fanali assume cargo na Câmara

Compartilhar WhatsApp Facebook

O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) negou recurso do vereador Guilherme Tiosso (PROS) e manteve a cassação de seu mandato em Americana, por infidelidade partidária.

Tiosso está licenciado do cargo de vereador desde novembro, quando se desligou do Legislativo para assumir o cargo de secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico de Americana.

O suplente de Tiosso, Geraldo Fanali (PRP), foi empossado no cargo como vereador efetivo durante a sessão de ontem na Câmara.

A defesa de Tiosso recorre da cassação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em Brasília (DF).

Tiosso foi processado por infidelidade partidária, por ter mudado do PRP para o PROS em janeiro, fora da “janela partidária”, em que é possível se filiar a um novo partido sem perder o mandato eletivo.

Na decisão, o TRE determinou que a Câmara fosse avisada após o julgamento, na quinta-feira passada. A defesa chegou a apresentar embargos de declaração, que possui efeito suspensivo, diz o advogado Bruno Pena, defensor de Tiosso.

O recurso foi embasado em legislação de 2015, que alterou o Código Eleitoral, permitindo que a perda de mandato só ocorra caso não haja recurso. “Ou seja, recorreu da decisão, não a cumpre”, afirmou. No entanto, o recurso foi negado.

“Nós vamos buscar as cortes superiores para que o vereador Tiosso seja mantido no cargo. Esta não é uma situação pacificada nem no próprio TRE-SP”, afirmou Pena.

Tiosso evitou comentar. “Estou trabalhando tanto na Secretaria buscando empresas e empregos para Americana, que deixei isso para o advogado”, disse ele.

Esta matéria foi útil para você?

Beatriz Costa TODODIA — jornalismo das regiões de Campinas e Piracicaba
ver matérias ›

Newsletter TODODIA

As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.

Ao se inscrever você concorda em receber a newsletter diária do TODODIA. Cancele quando quiser, com um clique no rodapé do e-mail. Política de privacidade.