domingo, 3 março 2024

4º Tanabata Matsuri

O festival das estrelas  

A cultura Asiática não cansa de nos surpreender com sua riqueza de costumes, símbolos e elementos, sobretudo na gastronomia. E se você gosta de conhecer e aprender cada vez mais sobre isso, não pode perder o Tanabata Matsuri, o Festival das Estrelas, que começou desde o dia 7 de julho e segue até 6 de agosto no Empório Ásia House, localizado na Vila Frezzarin, em Americana.

Segundo a proprietária da casa, Sony Huang, trata-se de um festival anual japonês, geralmente celebrado em 7 de julho, no ápice do alinhamento entre as estrelas Vega e Altair, também conhecidas como a princesa tecelã Orihime e o pastor de gado Hikoboshi, respectivamente, na lenda da celebração.

“Neste festival, os visitantes aproveitam as comidas típicas de matsuri (feiras japonesas), e o momento de confraternização, para comemorar a união anual destas duas estrelas. Acredita-se que elas só poderão se encontrar novamente caso atendam os pedidos anotados nos tanzakus, papéis coloridos que simbolizam o sentimento que queremos atrair, pendurados em galhos de bambus. No Japão, é comemorado há mais de 200 anos. E com a imigração dos japoneses, esse festival se disseminou pelo mundo”, explica.

O evento está em sua 4ª edição, no Empório Ásia House, para ajudar a difundir a cultura japonesa, conforme Sony Huang. “Quando montamos nosso empório, um dos objetivos era o de trazer maior imersão na cultura tradicional japonesa. O Tanabata é um dos festivais japoneses mais tradicionais e esperados do ano, com isso, achamos que seria interessante dar um gostinho de autenticidade para nossos clientes”, ressalta.

Cardápio especial

Por ser uma tradição celebrada em outras culturas asiáticas e devido à crescente procura por pratos coreanos, os pratos selecionados para compor o cardápio do Tanabata Matsuri neste ano representam não apenas a cozinha do Japão, como também da China e da Coréia do Sul, e variam a cada edição.

Entre as deliciosas opções estão o Chahan (arroz frito com carne de porco, ovo e legumes), o Tempura (legumes frescos empanados ao estilo kakiage), Pajeon (tradicional panqueca coreana de cebolinha), Cheese Topokki (massa de arroz levemente picante com recheio de muçarela caseira, cebola, massa de peixe coreana e cebolinha), Bao Pulled Pork (pão chinês com porco desfiado, molho especial do chef, sunomono e cebolinha), além de mini lámen (versão mini dos tradicionais lámens da casa).

Outras duas opções são o Kare Pan (pão japonês empanado com farinha panko, recheado com curry e carne bovina) e o Takoyaki (bolinho de polvo com gengibre, cebolinha, coberto com maionese japonesa artesanal, molho de takoyaki, algas aonori e flocos de peixe katsuo). Mas, devido à alta demanda e complexidade no preparo, necessitam de encomenda antecipada, com retirada apenas aos sábados.

Como funciona o festival

Além da culinária, a proprietária do Empório Ásia House disse que a casa procurou complementar a experiência dos clientes com amuletos e produtos, além da árvore de bambu dos desejos. “Para que os clientes vejam, interajam e sintam todas as cores e a festividade que a cultura japonesa possui”.

Todos que visitarem o empório e restaurante, no período do festival, além de saborear o cardápio especial, poderão fazer seus pedidos às estrelas nos tanzakus, disponibilizados gratuitamente, os quais são amarrados na árvore de bambu da casa. “Ao final do festival, serão queimados para que alcancem as estrelas. Lembrando que os desejos têm até o próximo ano para serem atendidos e que você pode fazer quantos quiser”, complementa Sony Huang.

Para ela, houve um aumento na procura pelos pratos e produtos da casa devido à identificação do público com os animes japoneses e dramas coreanos, que se popularizaram nos últimos anos. “Podemos afirmar que o interesse popular sobre determinadas culturas está se renovando de forma positiva”, finaliza.

Empório Ásia House

Rua Suriname, nº 400 – Vila Frezzarin – Americana (SP)

WhatsApp: (19) 97402-0514

Para mais informações sobre a casa, acesse:

https://www.instagram.com/asiahouseamericana/

https://www.facebook.com/emporioasiahouse/

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também