segunda-feira, 26 fevereiro 2024

Quinta do Olivardo

Experiência em gastronomia lusitana e lazer

O restaurante e adega Quinta do Olivardo, com unidades nas cidades de São Roque e São Paulo, nasceu do sonho do casal Cintia e Olivardo Saqui de preservar e difundir a tradição da culinária portuguesa, sobretudo do mais nobre e conhecido prato dessa cultura, que é o bacalhau.

A história de sucesso vivida hoje pelo casal começa pela infância do empresário, filho de boias frias. Sempre vivendo modestamente, era empregado de uma vinícola em São Roque e se viu desempregado, em 2007.

Com 3 filhos pequenos para criar e sem perspectiva de emprego, Olivardo caiu em depressão. A luz chegou quando estava assistindo um programa de tevê e ouviu uma frase da escritora Clarice Lispector: “Sonhe com aquilo que você quer ser, porque você possui apenas uma vida e nela só se tem uma chance de fazer aquilo que quer”. Foi o incentivo de que ele precisava.

Olivardo decidiu, então, vender seus únicos bens, a casa própria e o veículo, para adquirir o sítio Abaçai, na Estrada do Vinho, em São Roque, o primeiro passo da sua meta. Depois de plantar os primeiros pés de uva, passou a comercializar produtos dos fabricantes da região enquanto aguardava a primeira colheita. Três anos após a compra da propriedade, a partir do primeiro vinho comercializado, o sabor e qualidade do produto se espalharam pela região. Mas os visitantes sempre pediam algo para acompanhar o vinho.

“Foi então que o caderno de receitas da minha avó portuguesa, herdado por minha esposa, trouxe os segredos de um bolinho de bacalhau, um dos carros chefes da casa. A partir daí, outros pratos lusitanos passaram a compor o cardápio, a estrutura foi aumentando, até se transformar num grande negócio que vai além da culinária”, explica o chef e proprietário Olivardo Saqui.

Lazer e gastronomia inspirada na Ilha da Madeira

A proposta da Casa é oferecer aos visitantes uma experiência para que se sintam em um pedacinho de Portugal, com lazer para toda a família e uma gastronomia inspirada em pratos da Ilha da Madeira.

A casa ainda resgata várias tradições portuguesas, como a pisa da uva, o Jantar do Vinho dos Mortos, Almoço com Fado, Festa de São Martinho, Festa dos Santos Populares, entre outros. E para quem deseja fazer uma imersão especial, o espaço possui opções de hospedagem com café da manhã.

O cardápio oferece mais de 50 opções entre entradas, pratos principais e sobremesas. Além do famoso Bolinho de Bacalhau (com massa à base de batatas e recheados com bacalhau com tempero especial da casa, fritos na hora), os pratos que merecem destaque são o Bacalhau à Lagareiro (postas de bacalhau, batatas aos murros, cebola, páprica, alho, salsinha e pimentão); o Bacalhau com Natas (bacalhau em lascas puxado no azeite, cebola, alho, salsa, batata, azeitonas pretas, azeite, tomate, molho bechamel e queijo); a Espetada Madeirense, prato tradicional da Ilha da Madeira (peça de maminha espetada em galho de louro, temperada com mostarda, acompanhada de alhos inteiros com a casca); além, é claro, do Pastel de Natas (que leva farinha, manteiga, açúcar, baunilha e alguns segredos de família). A cada 15 minutos, um sino anuncia fornadas quentinhas da iguaria na casa.

Vinhos

A Quinta possui diversos vinhos de produção própria, fabricados de maneira artesanal em sua vinícola, os quais dão origem aos vinhos de mesa. Além disso, tem parceria com outras vinícolas para a produção dos vinhos finos da marca Quinta do Olivardo. Entre os tipos produzidos estão Chadonnay, Brut, Cabernet Sauvignon, Niágara e um blend especial. Também há produção de suco de uva tinto, sucesso entre os clientes.

“Para São Roque, o objetivo principal da Quinta do Olivardo é divulgar a cidade, mostrando as belezas e incentivando o turismo como uma opção de lazer, além de fomentar a economia da região e gerar empregos para a população local”, finaliza Olivardo Saqui.

Quinta do Olivardo

Estrada do Vinho, km 4 – São Roque (SP)

WhatsApp: (11) 97088-5401

Rua Arizona, 1.485 – Brooklin – São Paulo (SP)

Fone/WhatsApp: (11) 5505-7305 e (11) 99110-1777

Para mais informações sobre a casa, acesse:

São Roque:

https://www.instagram.com/quintadoolivardo/

https://www.facebook.com/QuintadoOlivardo

São Paulo:

www.instagram.com/tascabrooklin/ 

É uma casa portuguesa, com certeza!

Pense num programa rico em muitos sentidos: gastronomia com cheiro e alma de família, atividades relacionadas e muitas surpresas ao longo do dia.

Adoro a gastronomia portuguesa e já te dou as minhas escolhas: bolinho de bacalhau, bacalhau à lagareiro e, de sobremesa, pastel de natas.

Uma verdadeira experiência para toda a família!

por Cris Pisoni

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também