domingo, 28 abril 2024

Acabou-se o que era doce?

“Muito pelo contrário! Estamos num momento de resgate das antigas receitas que adoçavam a nossa infância.

Na minha casa não foi diferente das muitas que conheci. Todos os dias tínhamos doces caseiros e bolos pro café da tarde. Parece que a toalha do almoço nem era tirada da mesa e logo em seguida já montada para o café.

 

 
Nossas sobremesas não tinham nenhuma sofisticação e gourmetização dos doces de hoje. Era muito fubá, geleia, compotas, pão de ló e as diversas bolachinhas pra acompanhar o cafezinho.

Que delícia! Que tempo bom! Dá até pra lembrar do gosto e do aroma…

Pra matar a saudades destes momentos, busquei algumas receitas de casa, reli alguns livros de receita. Um dos que tenho, as receitas datam de 1958 em diante e eram muito genéricas, sem medidas precisas. Pois afinal, todo mundo sabia cozinhar… as receitas eram referências.

Escolhi algumas e espero que além de gostarem, que possam fazer alguma delas em casa e poder ter esta experiência maravilhosa de volta!”

 
Doce de abóbora na cal
(Receita do livro de Renira Duarte Delben)

 

INGREDIENTES
Abóbora madura, água, cal, açúcar, calda ponto de fio, fava de baunilha.

MODO DE PREPARO
Corte a abóbora em pedaços e ponha-os numa vasilha, acrescentando-lhes água suficiente para cobri-los e uma colher (sopa) de cal. Deixe-os de infusão nessa água por trinta a quarenta minutos, virando-os de quando em quando.

Escorra a água e fure, com um garfo, pedaço por pedaço, para que a água penetre neles. Lave-os a seguir, em suas águas e escalde-os com água fervente.

Coloque os pedaços dentro da calda ponto de fio, acrescente um pedacinho de fava de baunilha, ferva um pouco e deixe esfriar na calda.

No dia seguinte, ponha para escorrer num tabuleiro exposto ao sol.

Pudim de Mandioca
(receita de Laura Pascote)
Rala-se um coco, mandioca. Mistura-se. Junta uma pitada de sal, manteiga, açúcar. Põe-se numa forma untada com manteiga e leva-se ao forno. Quando estiver assando, rega-se com leite.

Flor de Milho
INGREDIENTES
2 xícaras de fubá mimoso, 2 colheres de manteiga, 3 xícaras de açúcar, 1 colher de pó royal, 1 pires de queijo ralado, 4 ovos separados, 3 copos de leite, sal e erva-doce à gosto

MODO DE PREPARO
Junta-se todos os ingredientes (menos as claras) e bate-se bem. Coloca-se as claras em neve e leva-se ao forno em assadeira bem untada durante 20 a 30 minutos.

Observação: a massa é bastante mole.

Pudim de pão
 

 
INGREDIENTES
2 ou 3 pães amanhecidos

1 litro de leite

10 ovos

1 e 1/2 colher (sopa) de manteiga

1 pires (chá) de queijo de minas ralado

1 cálice de vinho do Porto

frutas cristalizadas, passas, canela, noz-moscada e açúcar (a gosto)

MODO DE PREPARO
Descasque o pão levemente, pique em pedaços e ponha de molho no leite morno.

Quando o pão estiver mole, passe-o em peneira fina. Tome os ovos, bata as claras em neve e deixe de lado.

Desmanche as gemas e junte-as, com as claras, à massa.

Vá mexendo e adoçando a massa a gosto, acrescentando-lhe uma pitada de noz-moscada, canela em pó e os outros ingredientes.

Corte as frutas cristalizadas em pequenos pedaços e distribua-os, com as passas, pela massa, que deve ser levada ao forno quente em forma untada com manteiga e forrada com papel impermeável.

 Cristina Pisoni é coordenadora do Clube Gourmet e influenciadora digital. Além disso, comanda o blog Cris Pisoni
 

 
 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também

Preocupações com a Economia do Brasil

LUTANDO CONTRA A INTOLERÂNCIA