domingo, 3 março 2024

Pâtisserie francesa no interior

Inspiração na pâtisserie francesa (ramo da gastronomia especializado em doces e bolos), com foco na confeitaria e na panificação 

A Merci Merci Pâtisserrie, inaugurada recentemente na Vila Frezzarin, em Americana, tem inspiração na pâtisserie francesa (ramo da gastronomia especializado em doces e bolos), com foco na confeitaria e na panificação. Os proprietários Lucas Nalesso Liberatore e Daniella Prado Camargo, ambos formados em hotelaria pelo Senac Águas de São Pedro, estão à frente da casa desde o início do mês de maio, ele como chef confeiteiro e com auxílio na cozinha de Gabriel Garcia Caldas,e ela no atendimento, na companhia da funcionária Vanessa Keiko Takahashi. O chef conta que atua há 18 anos na cozinha, no início da carreira junto ao chef patissier argentino Gaston Gomes. No decorrer de sua trajetória, atuou em São Paulo em grandes restaurantes e confeitarias, até assumir o cargo de subchefe na Pâtisserie Douce France, do chef Fabrice LeNud, onde ficou 4 anos. Também foi à Fortaleza (CE) realizar uma consultoria em uma das maiores padarias do nordeste, a Monte Carlo, onde acabou ficando por 4 anos a convite do empresário Thiago Emídio, o mesmo que o convidou a retornar a São Paulo, para a abertura da loja da Tartelier Pâtisserie.

“O Thiago foi muitíssimo importante para a minha formação como profissional, uma imersão na excelência em todos pontos de uma empresa de sucesso como a Tartelier Pâtisserie. Agora voltei para a cidade onde morei dos 12 aos 20 anos, para dar aos meus filhos a oportunidade de crescer nesse lugar mais que especial”, ressalta o chef confeiteiro Lucas Liberatore.

A casa e o projeto entre amigos

Liberatore conta que “a Merci Merci é uma pequena pâtisserie artesanal com a doçura francesa, o molejo brasileiro e o R puxado do interior”, cujo intuito é trazer para Americana e região uma confeitaria e panificação de qualidade, com preço acessível para que todos possam ter a experiência de comer um produto diferenciado. “Fazemos produtos para consumo no local, encomendas de doces grandes e também fornecemos macarons para eventos, como casamentos”, destaca o chef.

A loja tem a fachada bruta, fazendo referência às antigas usinas de açúcar, reforça internamente as estruturas de madeira e destaca outros materiais, como ferro e tijolo. “A Merci foi criada por um conjunto de amigos: o arquiteto Lucas Foffa, responsável pelo projeto irretocável; o Léo Chegatti, que fez nossa incrível logomarca; os móveis foram feitos pelo OC Estúdio, do artista Samir Antônio Nogueira da Silva; as fotos e pitacos são do amigo Evandro Almeida, além do Marcel Müller, que encontrou o ponto e me ajudou a realizar esse sonho”, conta Liberatore.

As delícias

A loja possui uma linha de pães doces e salgados feitos com massa folhada, semi folhada e brioche, além de uma vitrine cheia de doçuras. “Tudo é fabricado diariamente por nós, artesanalmente, e entregue sempre fresquinho para nossos clientes”, reforça o chef confeiteiro.

Entre os produtos mais procurados pelos clientes estão os croissants simples, Queijê e Ervê e Tomate com queijo; o Pão de Chocolate; a Mil Folhas de Baunilha; a Torta 1045, além dos macarons.

Os croissant são preparados com massa semi folhada, à base de manteiga. O simples não tem recheio e é perfeito para fazer sanduíches em casa e para comer puro. Entre os recheados, um tem muçarela e ervas de província e o outro tem tomate artesanal e muçarela.O pão de chocolate também é preparado com massa semi folhada e recheado com chocolate meio amargo. A torta mil folhas é feita com massa folhada, que demora 3 dias para ficar pronta, recheada com creme de baunilha e também com outros sabores em datas especiais, como doce de leite, pistache, paçoca, entre outros.

Já a torta 1045 é feita com massa doce de chocolate, caramelo salé (que leva creme de leite fresco e manteiga salgada), ganache de chocolate, mousse e crumble de chocolate.Por fim, os macarons são preparados à base de farinha de caju e recheados com vários sabores como chocolate, frutas vermelhas, pistache, doce de leite e outros. “A casquinha é bem fininha e crocante e o recheio é molinho por dentro”, conta o chef.

Merci Merci Pâtisserie

Rua Uruguai, nº 1.045, Vila Frezzarin – American (SP)

F: (19) 3461 – 6113

PARA O IMPRESSO: Colocar QR Code para o site do jornal

PARA O SITE:

Para mais informações sobre a casa, acesse:

https://www.instagram.com/mercimerci_patisserie/ 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também