quarta-feira, 19 junho 2024
EDUCAÇÃO

Cinco alunos da rede municipal vencem etapa nacional da Olimpíada de Robótica

Competição, realizada em Nova Odessa, recebeu 1.400 estudantes de 6 a 14 anos de idade e de 11 diferentes cidades
Por
Redação
Legenda: Alunos comemoram o bom desempenho na Olímpiada Educacional de Robótica

O Ginásio Municipal de Esportes Jaime Nércio Duarte, no Jardim Santa Rosa, em Nova Odessa, foi da etapa nacional da Olimpíada Educacional de Robótica – IYRC (International Youth Robot Competition) 2023. Cinco alunos de Nova Odessa ficaram entre os melhores. A Olimpíada recebeu, nos dois dias de competição, 1.400 estudantes de 6 a 14 anos, de 11 cidades.

Pelo 2º ano, modalidade basquete, o pódio foi inteirinho novaodessense: Elizabeth Alves Pinheiro (EMEF Professora Alvina Maria Adamson) ficou com o 1º lugar, Anna Beatriz Santana de Souza (EMEF Professora Salime Abdo) ficou em 2º e Lara Leandro Leite (EMEFEI Dante Gazzetta) conquistou o 3º lugar.

Já pelo 1º ano, também na modalidade basquete, Laura Di Cassia Bertini Rossati (EMEF Professora Alzira Ferreira Delegá) conquistou o 2º lugar, enquanto Heitor Amat Fortunato (EMEFEI Professora Theresinha Antonia Malagueta Merenda) pegou o 3º lugar. O campeão foi Arthur Nobu da Cruz (EMEB Renata Baccarini), da cidade de Leme.

Além da Rede Municipal de Educação de Nova Odessa, que participou pela primeira vez com alunos do 1º e 2º ano de 12 EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental 1), o evento teve a participação de escolas de Brasília-DF, Cajuru, Campinas, Descalvado, Leme, Limeira, Porto Ferreira, Presidente Prudente, Santa Maria da Serra e Santo Antônio da Alegria.

“É um privilégio prestigiar a final da Olimpíada de Robótica, com crianças de várias cidades. Quero agradecer a participação de cada um de vocês, obrigado pela presença em nossa cidade. Temos trabalhado para melhorar cada vez mais a Educação de nossa cidade, e entre as melhorias, implantamos a aula de robótica, que favorece o raciocínio lógico”, destacou o prefeito Leitinho no encerramento da competição, realizada em novembro do ano passado.

O evento foi disputado em cinco modalidades: basquete, trajeto de obstáculos, line follower (seguidor de linha), vôlei sênior e futebol de robôs. A Olimpíada premiou os participantes com medalhas, e troféus para os 1º, 2º e 3º colocados das respectivas categorias, além de prêmios em PIX para os finalistas de cada categoria. Vale lembrar que o campeão de cada categoria garantiu vaga para disputar a final mundial que acontece ano que vem na Coreia do Sul.

A Prefeitura de Nova Odessa concluiu em fevereiro deste ano a reforma e ampliação da 21ª unidade da Rede Municipal de Educação desde 2021. A obra de ampliação da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica, antiga “EMEFEI”) Vereador Osvaldo Luiz da Silva, no Jardim Marajoara, foi finalizada. Viabilizada pela gestão do prefeito Cláudio Schooder através de contrapartida, a obra inclui quatro novas salas de aula com iluminação em LED, pontos para ar-condicionado, ventilares e computadores, e calçamento – além de uma lavanderia e a instalação de gradil metálico no perímetro da unidade.

A ampliação da EMEB Vereador foi uma contrapartida da empresa Midas Incorporadora e Administradora, localizada no município, pela implantação de um novo empreendimento habitacional na cidade. Segundo a Secretaria de Educação, as novas salas permitem a ampliação das turmas de pré-escola e de outros projetos pedagógicos na unidade.

“São obras importantes para dar mais conforto para nossos alunos e professores. Só temos que agradecer à Midas por mais esta importante parceria para a qualidade do atendimento educacional às crianças da região do Jardim Marajoara”, disse o prefeito Cláudio Schooder, o Leitinho.

Desde 2021, a gestão municipal já conquistou e renegociou diversas contrapartidas junto a empresas responsáveis por empreendimentos habitacionais, como a construção do prédio do futuro Departamento de Bem-Estar Animal, na Avenida Brasil, e o galpão da Oficina de Costura e Fraldas, no Jardim Capuava (bem como a compra das máquinas necessárias).

Também foi viabilizada a revitalização da área verde do entorno do Paço Municipal e garantida a futura ligação viária entre a Rodovia Rodolfo Kivitz e a Rua Júlio Marmille, na região do Jardim Dona Maria Raposeiro Azenha – criando um acesso direto de quem vem da região oeste da cidade em direção à Avenida Ampelio Gazzetta –, entre outras contrapartidas.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também