sexta-feira, 3 maio 2024
DESENVOLVIMENTO

População de Sumaré cresce no Censo e deputado projeta 500 mil habitantes em 10 anos

Segundo Dirceu Dalben, a cidade ainda tem 48% de área para crescimento populacional e deverá ultrapassar a marca de meio milhão de moradores
Por
Isabela Braz
Foto: Reprodução

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que a população de Sumaré chegou a 279.546 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 16,69% em comparação com o Censo de 2010, quando o município tinha 239.562 pessoas. O deputado estadual Dirceu Dalben (Cidadania) comentou que Sumaré ainda tem 48% de área para crescer e que certamente vai passar de 500 mil habitantes nos próximos 10 anos.

“O Censo mostrou o crescimento de Sumaré, mas Sumaré é ainda uma das poucas cidades que têm 48% de seu território para crescer. Então, a cidade tem uma área rural de 48% e, com a mudança do Plano Diretor, vai ampliar ainda mais. Certamente, de 200 mil eleitores ou 300 mil habitantes, com esse crescimento pós-Bandeirantes. Nós poderemos continuar sendo não só o segundo mercado consumidor da RMC (Região Metropolitana de Campinas), mas praticamente encostar no município de Campinas, que é a nossa grande metrópole, com mais de 1 milhão de habitantes”, disse.

Dalben afirma que o município vai ultrapassar os 500 mil habitantes. “Sumaré vai passar de 500 mil habitantes nos próximos 10 anos, com essa expansão imobiliária. A Capital não tem mais para onde crescer. Vem crescendo para cá. Campinas está com o crescimento estagnado. Americana cresceu onde deu. Nova Odessa não tem para onde crescer. Paulínia e Santa Bárbara d’Oeste também. Sumaré tem quase 50% de seu território que tem condições de expandir. É um poder econômico para o estado de São Paulo e para a RMC.”

No ranking de população dos municípios, Sumaré ocupa a 28ª colocação no estado e fica em 48º lugar na região Sudeste, ocupando a 98ª colocação de cidade mais populosa do Brasil. A pesquisa do IBGE também aponta que a cidade de Sumaré tem uma média de 2,83 moradores por residência e uma densidade demográfica de 1.821,56 habitantes por km².

Cidade pode ter 2º turno para eleição de prefeito

O deputado estadual Dirceu Dalben (Cidadania) disse, em entrevista exclusiva à Rede TODODIA, que o segundo turno nas Eleições 2024 em Sumaré será uma oportunidade aos candidatos para debaterem melhor os projetos e ‘fortalece a democracia’.

“Isso mostra o potencial da cidade e também fortalece a democracia na parte eleitoral porque com dois turnos você tem mais oportunidade de debater as ideias. No primeiro turno, sempre tem várias candidaturas e o tempo é pouco para discutir. No segundo turno, prevalece os dois primeiros colocados e tem oportunidade daquele projeto a população ter mais acesso”, comentou o deputado.

Cidades com mais de 200 mil eleitores podem ter o segundo turno, caso nenhum dos candidatos alcance mais de 50% dos votos válidos. Não são levados em consideração os votos em branco e nulos.

O TODODIA apurou no Cartório Eleitoral de Sumaré que, até a terça-feira, dia 18 de julho, a cidade estava com 200.085 eleitores aptos a votar, sendo 123.988 eleitores na Zona 362 e 76.097 na Zona 230.

Caso ocorra o segundo turno, será a primeira vez na história do município. O atual prefeito de Sumaré, Luiz Dalben (Cidadania), não poderá ser reeleito porque já está em seu segundo mandato como chefe do Executivo.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também