sábado, 20 julho 2024
GOVERNO

Poupatempo realiza 6 mil atendimentos em menos de 7 meses de operação em Nova Odessa

Inaugurada no final de outubro de 2023, agência é fruto de mais uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo
Por
Redação
Foto: Divulgação

Desde que foi aberto ao público, em 31 de outubro de 2023, a unidade de Nova Odessa do Poupatempo Paulista já realizou 6 mil atendimentos à população local. Trata-se de mais uma parceria da Prefeitura da cidade com o Governo do Estado de São Paulo, firmada em 2022. Além de atender a um antigo anseio da sua população, a cidade se torna, assim, cada vez mais “completa” para seus moradores e empresários.

Como era de se esperar, o serviço mais procurado pela população local foi a Carteira de Identidade, ou RG, com 2.220 atendimentos presenciais. Em seguida aparecem as emissões de AACs (Atestados de Antecedentes Criminais), com 1.419 atendimentos, e a renovação da CNH, com 1.182 atendimentos. No total, o Poupatempo Paulista oferece mais de 280 atendimentos – confira a lista completa no portal www.poupatempo.sp.gov.br.

Para que a cidade ganhasse sua unidade do Poupatempo, a Prefeitura local disponibiliza um prédio totalmente adaptado aos critérios da Prodesp, que fica na Rua Duque de Caxias, nº 600, no Centro. A unidade atende o público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h. Alguns dos serviços presenciais devem ser pré-agendados através do portal.

Aproveitando a localização privilegiada do Poupatempo, entre o Paço e a Rodoviária, a Prefeitura de Nova Odessa criou também, no local, o Centro de Referência ao Empreendedor e Trabalhador, reunindo outros 7 serviços municipais, estaduais e federais que antes estavam “espalhados” por diversos endereços da região central.

Aberto ao público no mesmo dia do Poupatempo, o Centro do Empreendedor e Trabalhador reúne PLT (Posto Local do Trabalho), Procon, Sebrae Aqui, Banco do Povo Paulista, Junta do Serviço Militar, Detran.SP, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social e Sala dos Empreendedores, e atende de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Somente a equipe do PLT já realizou, desde que se mudou da Rodoviária para o novo endereço, nada menos que 9.454 atendimentos e serviços diversos, com destaque para o recebimento de 2.693 currículos de moradores da cidade em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. Desse total, 2.033 atendiam aos requisitos e foram encaminhados às empresas que anunciam suas vagas no PLT novaodessense. Foram prestados ainda 2.176 atendimentos relativos ao Seguro Desemprego e Carteira de Trabalho.

“Temos no mesmo local hoje dezenas de serviços, não apenas do Detran.SP e referentes ao RG, mas de outras áreas também, além de todos os serviços municipais voltados ao trabalhador e ao empresário”, resumiu o prefeito Cláudio Schooder, que desde 2021 vinha atuando para viabilizar a parceria com o Governo do Estado.

O Poupatempo funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h. Os serviços presenciais devem ser previamente agendados via site (https://www.poupatempo.sp.gov.br) ou aplicativo – como é padrão em todo o Estado. Os serviços mais procurados incluem emissão de 1ª e 2ª via de RG, emissão de 2ª via de CNH e documentação veicular em geral.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também