terça-feira, 27 fevereiro 2024
SEGURANÇA PÚBLICA

Prefeitura renova arsenal de armas da Guarda Municipal

Por
Redação

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste investe na aquisição de novos armamentos para a Guarda Municipal. Foram compradas 99 novas pistolas, do modelo ponto 40. Os equipamentos foram encaminhados pela Polícia Civil do Estado de São Paulo, por meio de uma solicitação da Prefeitura Municipal ao Governo do Estado de São Paulo, para maiores investimentos na segurança pública do município.

No mês de agosto, a GCM já havia reforçado arsenal de armas, com a aquisição de três espingardas calibre 12 para a disposição dos guardas.

Também houve investimentos na compra de 60 granadas, três fuzis (556), seis carabinas (CTT 4.0), munições de vários calibres, kit traje antitumulto e escudo. O sistema de videomonitoramento foi ampliado, com atuais 236 câmeras instaladas pelo Município e processo de compra de mais 88 câmeras.

O prefeito Rafael Piovezan agradeceu ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e ao secretário de Segurança Pública do Estado, Guilherme Derrite, pelo apoio do Estado ao Município, e comentou que todas essas aquisições são pensadas para trazer mais segurança à população.

“Tudo isso tem trazido para Santa Bárbara d’Oeste um momento importante no que diz respeito à segurança, a nossa cidade é uma das mais seguras do Estado de São Paulo e uma das mais seguras do Brasil, e a gente vai continuar esse compromisso”, disse Rafael.

Números de roubos e furtos seguem em queda no município

O número de roubos e de furtos registrou queda em Santa Bárbara d’Oeste no primeiro semestre de 2023. De acordo com os dados oficiais divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), o número de roubos caiu 27% e o de furtos, 5%, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Em 2022, Santa Bárbara d’Oeste já havia apresentado redução de crimes com as menores taxas de delito por 100 mil habitantes na região. E anteriormente, em 2021, o município foi considerado o mais seguro do Estado de São Paulo, de acordo com o Instituto Sou da Paz.

Prefeitura contrata novos guardas municipais e compra mais viaturas

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste também realizou este ano a contratação de 23 novos guardas municipais do último concurso, realizado em 2019. Os novos agentes se somaram aos 38 patrulheiros, das duas turmas formadas em 2022, totalizando 61 novos guardas.

Também foram adquiridas oito novas viaturas zero quilômetro, além de três novas motocicletas e 360 uniformes completos (calças, camisas, camisetas, bonés, jaquetas e tarjetas de identificação.

Outro anúncio feito foi a autorização da compra de quatro novos veículos que serão incorporados na frota de viaturas da Guarda Civil Municipal.

Segundo o prefeito Rafael Piovezan, todos os investimentos anunciados são necessários para assegurar a prioridade da Segurança Pública no município. “Segurança Pública é um investimento importante para nós, e a gente tem feito o que sempre pregamos, que é cuidar da cidade com muito carinho”, disse.

Entre os investimentos realizados pela administração municipal, se destaca o investimento na ampliação do sistema de monitoramento, sendo instaladas 236 câmeras, inclusive com implantação nas áreas rurais.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também