quarta-feira, 19 junho 2024
CULTURA

Projeto ‘Achei um Livro’ espalha obras literárias e concorre a prêmio internacional

Ação da Prefeitura de Hortolândia distribui aleatoriamente livros em parques da cidade e é indicado a prêmio concedido pela Unesco
Por
Redação
Legenda: Projeto já é referência nacional e inspira outros municípios brasileiros a copiar a iniciativa

O projeto Achei um Livro, realizado pela Prefeitura de Hortolândia, foi indicado para concorrer na 9ª edição da IFLA Green Library Award (Prêmio IFLA Biblioteca Verde), premiação promovida pela IFLA (International Federation of Library Associations and Institutions). A entidade reúne bibliotecas públicas e particulares do mundo e é vinculada a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

A premiação, formada por duas categorias, visa reconhecer ações e projetos, desenvolvidos por bibliotecas de diferentes países do mundo, que contribuam com o meio ambiente e a sustentabilidade.

O Achei um Livro é realizado pela Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte, órgão da Secretaria de Cultura. A ação espalha aleatoriamente livros em espaços públicos da cidade. O coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, explica que os livros são deixados em locais visíveis, como bancos, mesas, árvores, dentre outros.

A ideia é fazer com que os livros sejam encontrados ao acaso pelas pessoas que estiverem passando no local. Quem tiver a sorte de achar um dos livros, pode pegá-lo e levá-lo.

Os livros são oferecidos em embrulho de presente com identificação da biblioteca. Cada embrulho tem um adesivo colado que informa qual é o gênero literário do livro. O objetivo do projeto é aguçar a curiosidade das pessoas e estimular nelas o gosto pela leitura e, a partir daí, formar novos leitores e divulgar a própria biblioteca.

Quem acha um dos livros, pode postar foto ou vídeo com as hashtags #acheiumlivrohortolandia ou #bibliotecacentralhto e marcar no Instagram da biblioteca e da Secretaria de Cultura, ou ainda no BiblioZap, serviço de atendimento via WhatsApp da biblioteca municipal, cujo número é (19) 99976-7880.

O projeto já é referência nacional a ponto de inspirar outros municípios brasileiros a copiar a iniciativa. O coordenador destaca que a biblioteca já foi citada em postagens em redes sociais feitas por uma cidade de Santa Catarina e uma do Paraná que também decidiram fazer projetos semelhantes aos de Hortolândia. “É importante para o município ser referência em projetos de incentivo à leitura de outras cidades. É um indicador importante de avaliação do trabalho da Biblioteca Municipal”, destaca Silva.

O projeto Achei um Livro foi criado em 2018. Desde então, de acordo com o coordenador, o projeto já espalhou em diferentes regiões da cidade cerca de 300 livros. O projeto acontece a cada dois meses.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também