segunda-feira, 4 março 2024
EDUCAÇÃO

Sumaré adota aulas de comportamento seguro nas escolas

Medida evita riscos e exposição ao perigo e é válida para alunos e profissionais da rede municipal de ensino
Por
Redação
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Sumaré intensificou ações que propõem a proteção dos alunos e profissionais da educação após o ataque ocorrido em escolas de Santa Catarina e São Paulo. Uma das medidas é a adoção de aulas de comportamento seguro para alunos e profissionais da educação da rede municipal.

O comportamento seguro garante o comprometimento de todos para evitar a exposição ao perigo e é obtido através de treinamentos de conscientização e desenvolvimento da percepção de risco. Isto possibilita analisar antecipadamente os fatores pessoais que podem gerar acidentes.

O guarda municipal Ricardo Santos Aguiar, que trabalha há 22 anos na área de segurança pública e é faixa preta em Krav Magá, ministra as aulas. “Nosso objetivo é ensinar os alunos e demais profissionais da educação a ter um comportamento seguro. Por meio de palestras e outras técnicas, proporcionamos experiências de prevenção”, disse.

A ação foi decidida pela Comissão Permanente de Combate à Violência nas Escolas, criada por determinação do prefeito Luiz Dalben. A comissão também adotou outra medida, que é a criação das Brigadas de Emergência.

Além disso, a Guarda Civil Municipal produziu um plano emergencial de evasão e relatório com os pontos vulneráveis de cada uma das 38 escolas municipais de Sumaré.

Eduardo Ramalho, secretário de Segurança afirmou: “Vale ressaltar que são ações que estão em andamento em paralelo com as rondas nas escolas que continuam sendo a prioridade”.

Ainda pensando na segurança escolar, agentes do Promad (Programa Municipal Antidrogas), núcleo subordinado à Guarda Municipal, estão desenvolvendo uma cartilha cujo tema é o combate à violência escolar, educação contra o bullying e, principalmente, o combate às fake News. O material será distribuído durante as palestras que serão realizadas sobre drogas lícitas e ilícitas dentro do Promad.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também