sexta-feira, 12 julho 2024

CCL sedia competição de basquete 3×3 em janeiro

O basquete 3×3 se torna, a partir de 2020 nos jogos de Tóquio, uma modalidade olímpica. Em fase de expansão no país, o esporte terá a disputa de um torneio na cidade de Americana, programado para acontecer no dia 26 de janeiro, em quadra instalada no CCL (Centro de Cultura e Lazer) na avenida Brasil. As inscrições para as equipes interessadas já estão abertas. 

Um dos organizadores do evento, Paulo Nunes, explica de onde surgiu a ideia para a promoção do torneio. “Foi através de amigos que frequentam o CCL e jogam lá com certa regularidade. Existem vários grupos de whatsapp com pessoas que praticam o basquete no local, um deles com 115 participantes e, a partir daí, surgiu a possibilidade”, ressaltou. 

Nunes espera, com a competição, deixar um legado para a modalidade em Americana. “A ideia principal é melhorar as condições da área. Estamos contanto com o apoio da secretaria de esportes e outras empresas parceiras. Além disso, pretendemos propagar a modalidade, que passa a ser olímpica em 2020.” 

Os times interessados em participar da competição têm até o dia 20 de janeiro para confirmar presença, preenchendo uma ficha que está sendo entregue no CCL, ou através dos telefones (19) 98408-5194 e (19) 99356-1097, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 20. Cada equipe, que pode ser mista, deve ser formada por quatro atletas, sendo três titulares e um reserva. 

REGRAS 

Considerado o principal esporte urbano do planeta, o 3×3 é disputado em partidas com 10 minutos de duração – caso alguma das equipes atinjam 21 pontos antes desse tempo, o confronto estará encerrado. Em caso de empate após o período está prevista uma prorrogação: o primeiro time que pontuar por duas vezes vence. 

São três as possibilidades de pontuação no basquete 3×3, que é disputado em metade da quadra: dois pontos para arremessos atrás do arco, cuja linha deve ficar a 6,75 metros da cesta; e um ponto para chutes de dentro do arco ou em caso de lances livres. Para o torneio no CCL, as regras serão as mesmas, com exceção do tempo de cada partida. Serão mantidos os 10 minutos regulamentares, porém, em Americana não haverá paralisação do cronômetro.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também