Por Eng. João Ulysses Laudissi
Ao ir às compras e não ter onde estacionar o seu veículo é um problema que causa irritação para boa arte dos consumidores. Por isso, quem pretende se estabelecer como proprietário de um comércio é recomendável pensar em facilitar o acesso do consumidor a ele, caso contrário, por não ter onde estacionar, o consumidor desiste da compra presencial em uma loja local, buscando efetuar a compra em outras localidades, ou de outra forma de comercialização, por exemplo, pela Internet.
Embora as cidades possam ter estacionamentos públicos monitorados em suas vias públicas e com os quais os consumidores e as lojas possam contar, estas precisam passar a considerar esse assunto, pois não ter onde estacionar é um problema que pode causar perda de clientes.
Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) sobre os impactos da mobilidade urbana no varejo, 52% dos brasileiros motorizados já desistiram de comprar algo por dificuldades em estacionar seus veículos próximo as lojas e de que, sete em cada dez pessoas preferem os centros comerciais que oferecem estacionamento próprio por apresentarem mais facilidade de acesso às lojas.
A pesquisa também mostra que a questão da segurança influencia na decisão de compra e que o lojista não pode pensar somente no que está dentro do seu estabelecimento, mas também no entorno dele.
Isto posto, se a loja não tem como acolher também o veículo do cliente precisa começar a colocar em ação algumas estratégias, por exemplo: fazer um convênio com um estacionamento privado próximo, investir em e-commerce, prestar serviços de delivery entre outras para atender a esse cliente que encontra dificuldade em estacionar o seu veículo.
Por isso, ao escolher o local para instalar uma loja, observar a possibilidade de alocar um espaço para que o consumidor estacione o seu veículo próximo a ela. Agora, caso não seja possível ter um estacionamento próprio da loja, uma das soluções seria realizar parcerias com estacionamentos privados, para que o consumidor utilize durante o período da compra e receba, dependendo do valor da sua fatura, a cortesia da loja isentando-o do pagamento da cobrança do estacionamento.
Enfim, o local para estacionar é um diferencial competitivo importante, que nos dias atuais faz com que seja um dos fatores que os consumidores venham a preferir uma loja para suas compras, ou não.
De uma coisa é certa, os consumidores sabendo que há facilidade para estacionar o seu veículo tornam-se mais motivados a se deslocarem até as lojas para realizarem as suas compras que, por sua vez, as lojas, ao receberem um maior fluxo de pessoas passam a ter a oportunidade de venderem mais e aumentarem as chances de perpetuação das suas atividades e obtenção de sucessos futuros.
Diante do exposto, pode-se concluir que a dificuldade em estacionar os seus veículos tem levado os consumidores, ao necessitarem processar as suas compras, para outras localidades ou a realiza-las não mais de forma presencial provocando, com isto, uma diminuição do fluxo de pessoas em circulação nas praças de comércio, o que é um mau sinal para as lojas de rua.