sexta-feira, 17 maio 2024

Novo laboratório começa a atender dia 13

A Prefeitura de Nova Odessa, através da Secretaria de Saúde, assinou na manhã de ontem o contrato emergencial com o laboratório Indaiatuba J.A. Ltda, que ficará responsável pelos exames de análises clínicas dos pacientes da rede pública de Saúde. O atendimento será retomado no dia 13 de agosto. Os usuários da cidade estão há um mês e meio sem o serviço depois que o antigo laboratório foi interditado pela Vigilância Sanitária. Apenas os exames de urgência e emergência continuaram a ser feitos no hospital.
A empresa contratada vai manter um laboratório para coleta e realização de exames na Rua Aristides Bassora, 302, em frente ao Hospital e Maternidade Doutor Acilio Carreon Garcia e ao lado do Cartório Eleitoral.
O atendimento no laboratório externo será de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h para coleta, e até às 16h para retirada de exames. Segundo Vanderlei Cocato, secretário de saúde, os pacientes que têm em mãos as guias para a realização de exame e não conseguiram realizar o procedimento por conta da interdição do antigo laboratório, podem procurar o novo espaço a partir do dia 13.
“Nos primeiros dias, claro que haverá um movimento bem maior por conta da demanda reprimida. E sei que é difícil nesse momento, mas pedimos à população que tenha um pouco de paciência e compreensão e entenda que a prioridade é para os exames mais emergenciais. De qualquer forma, ressalto que haverá um reforço na equipe de atendimento para atender a demanda”, explicou Cocato. O espaço já está passando por adaptações para atender o público.
SÓ COLETA
Os exames não serão mais realizados nas dependências do Hospital Municipal, que só servirá como ponto de coleta e recebimento dos laudos. “Nós vamos deixar uma sala preparada e à disposição do novo laboratório que, por sua vez, manterá um técnico 24 horas para fazer a coleta dos materiais e encaminhar para o laboratório externo, que fica bem em frente ao hospital. No hospital, a partir de agora, só a coleta, e a impressão do laudo”, explicou Cocato.
LAUDOS
Segundo a Secretaria de Saúde de Nova Odessa, são realizados, em média, cerca de 5 mil exames por mês no Hospital Municipal e outros 16 mil no laboratório externo. De acordo com o contrato assinado ontem, o prazo máximo de entrega dos laudos é de duas horas para os exames de caráter emergencial e máximo de 10 dias para os exames laboratoriais. Outra novidade anunciada por Cocato é que os pacientes também poderão, a partir de agora, ter acesso ao resultado dos exames pela internet em até 48 horas.
ENTENDA O CASO
O Laborteck, que vinha prestando esse serviço ao município, teve o contrato rescindido unilateralmente e foi multado pela prefeitura. A decisão foi tomada depois que a Administração abriu processo administrativo para apurar a interdição do laboratório, determinada pela Vigilância Sanitária e que ocorreu no final do mês passado, depois que algumas incorreções técnicas de responsabilidade do contratado foram identificadas.
Desde então, todos os pacientes ficaram sem conseguir realizar exames, até mesmo os mais simples, e muitos perderam os retornos que já estavam marcados.
O novo laboratório foi contratado por seis meses por cerca de R$ 902 mil.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também