PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

O gestor, Omar

O TodoDia conversou com o prefeito Omar Najar sobre Americana. Em um bate-papo franco, ele falou sobre os principais desafios, os projetos que estão sendo desenvolvidos e, claro, os planos para o futuro. Confira

“Americana tem uma boa estrutura e isso atrai empreendedores. A cidade tem hospitais, a área de educação é bem estruturada, tem boa localização – entre as duas maiores rodovias do Brasil e a poucos quilômetros do Aeroporto Internacional de Viracopos. Tudo isso é fator para ser destaque na região. Temos conversado com empresários e em breve vou receber um grupo de chineses interessados na cidade.

PUBLICIDADE

Infelizmente o desemprego tem atingido o país todo, mas estamos tomando medidas para que a cidade possa crescer. Além disso, temos aqui a Univesp, com o ensino à distância, Fatec, Sesi, Senai e uma série de instituições que ajudam na capacitação e na atração de novas empresas.”

 

O RESGATE DA SAÚDE FINANCEIRA

PUBLICIDADE

Quando assumimos, uma pesquisa do Firjan apontava Americana em situação tão calamitosa quanto o Rio de Janeiro. Hoje, claro, a cidade ainda enfrenta dificuldades, mas já estamos retomando nossa capacidade de investimento, com pagamentos em dia. Hoje colhemos os frutos das medidas duras tomadas lá atrás. Se não tivesse tomado, talvez estivéssemos em situação pior que o Rio, ou mesmo estados como Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
Quando assumimos, o DAE era como um banco para a prefeitura. Era um saco sem fundo. Pagamos as con tas e hoje o DAE tem em banco R$ 40 milhões. Estamos investindo em troca de rede, coisa que não foi feita no passado, estamos com a construção da nova captação de água para não correr risco de ficar sem água, estamos fazendo a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da Balsa e várias outras obras.

PUBLICIDADE

Investimos na decantação do DAE, reequipamos o setor e o pessoal tem feito um trabalho muito bom. As medidas que antes eram paliativas, agora estão sendo feitas de forma definitiva. Com as novas ETEs chegaremos a 100% de esgoto tratado.
Temos também projeto para construção de sete novos reservatórios para garantir o abastecimento da cidade que cresceu. Também estamos incentivando projetos para casa própria, mas cobrando dos empreendedores contrapartidas que beneficiem a população. Tudo com muita responsabilidade e de forma organizada.

 

A SAÚDE MELHOR

A crise afetou, claro, a saúde. Mas agora, já estamos nos recuperando. Quando assumimos, o hospital não passava por reformas há décadas. Hoje contamos com a ala 1, comparada a hospital de primeiro mundo. Interditamos a ala 3 para reformar nos mesmos moldes. Estamos vendo para finalizar o anexo para contar com melhor estrutura para UTI neonatal e, inclusive, o pronto atendimento.
Infelizmente, quando a lei obrigou os médicos a baterem cartão, muitos não aceitaram. Hoje, a gente luta no dia a dia para pagar em dia. Sabemos que em todo Brasil tem problemas na saúde, mas já estamos buscando soluções. É uma série de coisas que no dia a dia não é fácil administrar, mas graças aos colaboradores estamos conseguindo manter em ordem.
Em breve, se continuarmos reduzindo o índice com folha de pagamento, poderemos fazer concurso e preencher as vagas que ficaram em aberto na saúde e, quem sabe, também na educação.

 

 

 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Pin It on Pinterest

Share This