quarta-feira, 8 maio 2024

Vacinação completa 4 meses abaixo da média

A campanha de vacinação contra a Covid-19 na região de Americana completou quatro meses nesta sexta-feira (21) com resultado abaixo da média nacional de imunização com a primeira dose. Apenas Americana apresenta cobertura vacinal superior à média brasileira, elevando a média regional.
A vacinação começou em Americana, Hortolândia, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré entre os dias 21 e 22 de janeiro. De lá para cá, 279.504 doses foram aplicadas, sendo 185.961 de primeira dose e 93.543 doses de reforço. Considerando a estimativa populacional dos cinco municípios somados – pouco mais de 1 milhão de pessoas – 18,2% da população recebeu a primeira dose. No Brasil, essa taxa estava em 19,4% nesta sexta.
Americana lidera a vacinação na região com 22,5% da população vacinada com a primeira dose (54.638), seguida de Santa Bárbara d’Oeste, com 19,3% (37.566), Sumaré, com 17,5% (50.186), Nova Odessa, com 17% (10.378) e Hortolândia, com 14,1% (33.193). Os números são das prefeituras, enviados nesta sexta-feira (21).
À frente da campanha de vacinação junto com a Vigilância Epidemiológica do município, o secretário de saúde de Americana, Danilo Carvalho Oliveira, avaliou o andamento dos trabalhos. “A minha avaliação até agora é muito satisfatória, pois o município vem mantendo uma média acima de noventa por cento de cobertura vacinal para cada público determinado, que é a meta preconizada pelo Ministério da Saúde”, disse.
Oliveira destacou que essa campanha tem sido diferente pelo ineditismo da pandemia e do volume de doses a serem aplicadas no menor espaço de tempo possível.
“As outras campanhas possuem um calendário definido e um planejamento detalhado que é seguido ao longo de um período de cada ano, já a da Covid-19 o planejamento é feito diariamente, visto que a vacina é produzida e disponibilizada em tempo real. É algo que jamais imaginávamos realizar enquanto uma campanha de vacinação. Na verdade, já nem se trata mais de campanha, pois se tornou permanente, ou seja, a vacinação contra a Covid-19 entrou na rotina da atenção básica de saúde e não sabemos quando ela irá deixar de acontecer”, explicou.
Assim como as pessoas têm se emocionado e relatado com alegria nas redes sociais o recebimento da vacina, para as equipes, segundo Oliveira, realizar essa campanha também tem sido marcante.
“A chegada do primeiro lote de vacina, a aplicação da primeira dose, a mobilização dos servidores da Saúde nos postos de vacinação, principalmente nos drive-thrus, a alegria e o alívio estampados nos olhos dos moradores, ao receberem o imunizante, enfim, foram vários momentos que ficarão marcados para sempre em nossas memórias”, concluiu o secretário.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também