Mais de 3 mil presos receberam a concessão de saídas temporárias pelo Poder Judiciário durante esta semana em presídios da região – contando Campinas, Hortolândia e Sumaré. Essa é a terceira saidinha do ano.
Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária do Governo de São Paulo, foi autorizado a saída de 80 reeducandos do regime semiaberto na cidade de Sumaré, 2191 na cidade de Campinas e 1.505 em Hortolândia.
Os detentos deixaram as prisões nessa última segunda-feira (12) e devem voltar para as penitenciárias locais no dia 18 de setembro.
As datas das ‘saidinhas’ são reguladas no início do ano, previsto na Lei de Execução Penal (Lei 7.210/1984). Segundo a Lei, condenados que cumprem a pena por praticar crime hediondo com resultado de morte não terá direito à saída temporária.
No total, são quatro saídas no período de sete dias, organizadas sempre próximas aos feriados para facilitar o contato de presos com parentes, frequentar cursos profissionalizantes ou para a participação em atividades que ajudarão o preso no retorno ao convívio social.
Durante o período de liberdade, os detentos não podem frequentar bares ou casas noturnas, se recolhendo ao endereço entregue à Justiça antes do anoitecer.
A próxima saidinha acontecerá entre natal e ano novo dos dias 23 de dezembro a 3 de janeiro de 2024.