O número de casos de câncer entre pessoas com menos de 50 anos aumentou 79% nos últimos 30 anos, de acordo com um estudo feito pela revista científica BMJ Oncology e publicado no início deste mês.
Em entrevista à Rede TODODIA, o oncologista Gilmar Nepomuceno Araújo explicou sobre o crescimento significativo. “O câncer é uma doença complexa, a origem dele tem causas multifatoriais […] temos observado um aumento maior da incidência de cânceres que eram mais característicos de idade após 50 anos, ou eventualmente após 70 anos, em pacientes mais jovens. Saiu esse artigo recente no jornal British Medical Journal, em que os pesquisadores foram atrás dessas evidências epidemiológicas, e se constatou realmente isso”, disse o médico.
“Esses autores, fazendo toda essa retrospectiva, veem que o câncer, a origem e multifatoriedade, acontece devido as agressões do meio ambiente, a alimentação, poluentes ambientais, tabagismo. Eles observaram que algumas gerações ficaram mais expostas precocemente a esses alimentos, a essa vida ‘moderna’, aos alimentos processados, industrializados, conservantes alimentares, aumento dos poluentes ambientais, essa geração ficou exposta a isso precocemente, o que aumentou a chance de apresentar mutações”, explicou o especialista.
Para o oncologista, alguns hábitos precisam ser mudados, para prevenir a doença. “Uma dieta regular, saudável e atividade física, quando eu analiso uma população, eu tenho uma diminuição da incidência do câncer”, explicou Dr. Gilmar.