192 cidades estão participando da 85ª edição dos Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni”, que começou nesta segunda-feira (2) e vai até o próximo dia 14, em São José do Rio Preto. Dentre os participantes, Americana está entre eles em 10 modalidades.
São 28 modalidades no total, os atletas americanenses começam sua trajetória na quarta-feira (4) e disputarão malha misto, karatê feminino, biribol masculino, natação masculina e feminina, basquete feminino livre, atletismo masculino e feminino, handebol feminino livre, badminton masculino livre, futebol masculino sub-20 e damas masculino e feminino.
“É uma grande felicidade para Americana estar presente em mais uma edição dos Jogos Abertos, essa competição tão tradicional do nosso estado. Teremos uma delegação muito qualificada, entre atletas, comissão técnica e demais componentes, e as expectativas são ótimas. Desejamos muita sorte a todos os nossos representantes e estaremos na torcida”, disse o secretário municipal de Esportes, Marcio Leal.
Os Jogos Abertos do Interior são considerados a maior competição poliesportiva da América Latina. Organizada pela Secretaria de Esporte do Estado de São Paulo, o torneio começou a ser disputado em 1936 e durante sua história já contemplou importantes nomes do esporte brasileiro, como Edinanci Silva, do Judô; Diogo Silva, lutador de Taekwondo; e Hugo Hoyama, do tênis de mesa. Todos esses já foram ouro em Jogos Pan-Americanos.
Nesta edição, mais de oito mil atletas participarão do evento. As delegações ficarão alojadas em 40 escolas municipais e 35 estaduais, e as provas serão realizadas em 26 locais.
A secretária de Esportes do Estado de São Paulo, coronel Helena Reis, demonstra a satisfação em incentivar a competição com 85 anos de trajetória. “Parabenizo o empenho dos organizadores, professores, técnicos e atletas por estarem juntos nessa, agregando e incentivando a prática esportiva. Este ano acontece na minha cidade, é um presente muito grande para nós, rio-pretenses”, celebrou.
Coronel Helena ainda ressaltou a importância dos jogos na qualidade de vida, interação social e acesso da população paulista ao esporte e lazer.