segunda-feira, 25 novembro 2024
124,5 MILÍMETROS EM 72 HORAS

Chuva forte e contínua deixa Hortolândia em estado de atenção

Equipe da Defesa Civil monitorou pontos de alagamento na manhã desta segunda-feira (9)
Por
Henrique Fernandes
Foto: Divulgação/Prefeitura de Hortolândia

A cidade de Hortolândia está em estado de atenção, após registrar um volume de chuva de 124,5 milímetros nas últimas 72 horas. Segundo a Defesa Civil, ainda na manhã desta segunda-feira (9), três casas ficaram alagadas, sete árvores caíram e uma via permanece em manutenção.

De acordo com a prefeitura, não há vítimas nem pessoas desalojadas na cidade por causa do temporal. Entre os pontos de alagamento mais severos estão os que ficam nas imediações do Parque Socioambiental Chico Mendes, na Região Central, e no entorno do Parque Lago da Fé, no Parque Gabriel.

Das ocorrências registradas neste domingo (8), um trecho da Avenida dos Estudantes, no bairro Jardim Campos Verdes, ficou alegado e a água foi escoada, mas a via permanece em manutenção. Uma árvore caiu na Rua João de Melo Costa, no Jardim Sumarezinho, e foi removida.

Outros pontos também ficaram alagados, porém a água foi escoada e as seguintes vias foram liberadas: margens do Parque Chico Mendes, do Lago da Fé, da Lagoa do Jardim São Bento e da Lagoa do Jardim Amanda. A Avenida Argolino de Moraes, na Vila São Francisco, também ficou alagada e já foi liberada.

Prefeitura em ação pela cidade
Equipes da prefeitura, envolvendo diversas secretarias e órgãos, estão em ação pela cidade, realizando limpeza de galerias e bocas de lobo, atendimento às famílias que tiveram casas alagadas, vistoria de vielas e orientação à comunidade sobre como proceder para se manter em segurança durante a temporada das chuvas fortes.

A Defesa Civil Municipal recomenda evitar a travessia de áreas alagadas, não jogar lixo nas vias públicas, não estacionar veículos embaixo de árvores e se proteger em local abrigado, caso haja queda de raio.

“Para os próximos meses, temos previsão de chuvas fortes com grandes volumes, em um intervalo de tempo pequeno, o que acarreta alagamentos bruscos. Dessa forma, sempre reforçamos os alertas para não atravessarem pontos de alagamentos, pois poucos centímetros são o suficiente para arrastar carros e pessoas e, em pouco tempo, a água abaixa novamente. O mais importante é garantirmos a segurança e integridade física de todos”, afirma o secretário de Segurança, Joldemar Nunes Correa.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também