De volta ao Campeonato Brasileiro após o vice na Copa Libertadores, o Santos arrancou um empate do Grêmio em 3 a 3, nesta quarta-feira (3), em Porto Alegre, pela 34ª rodada.
A equipe do técnico Cuca saiu na frente logo no início da partida, levou a virada e, já nos acréscimos do segundo tempo, igualou o placar em um jogo que teve três penalidades.
Com o empate, o clube da Vila Belmiro vai a 46 pontos, sete de diferença para o Grêmio, o último na zona de classificação à próxima Libertadores.
Os santistas contam com a possibilidade de o G7 do Brasileiro virar G8. Isso acontecerá se Palmeiras e Grêmio, finalistas da Copa do Brasil, permanecerem entre os sete primeiros colocados do Brasileiro.
Dessa forma, o campeão abrirá uma vaga ao oitavo colocado do Nacional.
Nesta quarta-feira, o Santos iniciou bem a partida em Porto Alegre e parecia que conseguiria se recuperar, com um triunfo, do vice-campeonato continental no último fim de semana.
Logo aos 7 minutos, o zagueiro Luan Peres arrancou pela esquerda e invadiu a área. Após ganhar de Rodrigues na dividida, cruzou para trás e Kaio Jorge desviou para o gol.
O atacante santista anotou o seu nono gol na temporada. Desses nove gols, quatro foram contra o Grêmio (três pela Libertadores, nas quartas de final).
Ainda na primeira etapa, o Santos passou a oferecer muitos espaços aos donos da casa. Aos 32, Jean Pyerre serviu Pepê, que foi derrubado por Pará dentro da área. Diego Souza foi para a cobrança de pênalti e bateu no meio, empatando a partida. Foi o 12º gol do atacante tricolor no Brasileiro.
No início do segundo tempo, a pressão dos gremistas funcionou e a equipe rapidamente ampliou a vantagem. Logo no primeiro minuto, Pepê retribuiu o passe para Jean Pyerre, que saiu na cara de John e deslocou o goleiro para virar o jogo.
Na sequência, aos 7, o Grêmio aproveitou mais uma vez os espaços para trocar passes e chegar ao gol. Lucas Silva encontrou Pepê, o atacante dominou na área e bateu para anotar o terceiro e quebrar uma seca particular que já durava desde novembro.
O Santos descontou, de pênalti, com Arthur Gomes, aos 21 minutos da etapa final, e chegaria ao empate já nos acréscimos, em nova penalidade, a terceira do jogo (todas com checagem do VAR). Madson foi para a cobrança e deixou tudo igual, mantendo o clube alvinegro na briga por uma vaga na próxima Libertadores.
GRÊMIO
Vanderlei; Victor Ferraz (David Braz), Rodrigues, Kannemann e Diogo Barbosa; Lucas Silva (Thaciano) e Matheus Henrique; Alisson (Luiz Fernando), Jean Pyerre (Maicon) e Pepê; Diego Souza (Ferreira). T.: Renato Gaúcho
SANTOS
John; Pará (Vinícius Balieiro), Laércio, Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison (Ivonei), Sandry e Jean Mota (Madson); Lucas Braga, Kaio Jorge e Arthur Gomes. T.: Cuca
Estádio: Arena Grêmio, em São Paulo (SP)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA-GO)
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (FIFA-BA) e Fabrício Vilarinho da Silva (FIFA-GO)
VAR: Caio Max Augusto Vieira (GO)
Cartões amarelos: Kannemann, Diego Souza, Matheus Henrique e Victor Ferraz (GRE); Sandry e Madson (SAN)
Cartão vermelho: Sandry (SAN)
Gols: Kaio Jorge (SAN), aos 7min, e Diego Souza (GRE), aos 36min do 1ºT; Jean Pyerre (GRE), ao 1min, Pepê (GRE), aos 7min, Arthur Gomes (SAN), aos 21min, e Madson (SAN), aos 50min do 2ºT