sexta-feira, 22 novembro 2024
DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Os males de uma exposição precoce de telas em crianças

Rede TODODIA entrevista Wilson Bueno, neuropsicopedagogo sobre o assunto
Por
Ana Flávia Defavari
Foto: Reprodução / Rede TodoDia

Uma preocupação crescente entre pais e responsáveis é o alto consumo de telas em crianças e adolescentes. Alguns estudos mostram que a exposição precoce pode trazer problemas para o desenvolvimento da criança, para saber um pouco mais sobre o assunto a Rede TODODIA entrevistou o neuropsicopedagogo e desenvolvedor de tecnologia assistiva Wilson Bueno.

Questionado sobre como exatamente a exposição a telas precocemente afeta o desenvolvimento de crianças e adolescentes, Wilson explica que “No início do desenvolvimento da criança o cérebro na faixa dos três anos de idade já tem as principais redes neurais estabelecidas precisando apenas de estímulo adequado, a criança está na fase privilegiada para ela começar a desenvolver seus relacionamentos com outras crianças, pessoas, animais, natureza então o quanto menos ficar presa a tela melhor. A exposição causa um dano ao desenvolvimento cognitivo e as demais áreas dela como a socialização, aprendizagem, entre outros.”

Ele alerta que essa exposição traz diversos efeitos negativos para os jovens por conta da baixa estimulação dos neurônios na fase inicial da vida e ressalta que ”Quando você estimula o cérebro, ele é capaz de formar novas ligações entre neurônios, então as sinapses que são as extremidades dos neurônios que vai se ligar a outro e formar uma rede, desenvolver a capacidade cognitiva da criança, a inteligência. Quando uma criança está brincando, se desenvolvendo ela vai usar a visão, audição, as áreas motoras vão esta envolvidas, e dessa maneira seu cérebro está mais ativo então no cérebro de uma criança que está ainda em desenvolvimento isso proporciona novas criações de neurônios e novas conexões.”

Com o objetivo de atingir todas as métricas de desenvolvimento indicadas por pediatras e diminuir os efeitos que a exposição precoce traz, Wilson explica como atividades lúdicas e a interação entre as crianças são essenciais para isso.

“Estimule a criança a brincar, celular e tablets não são para crianças. Existem brinquedos lúdicos que não necessitam de telas e que trazem a criança a possibilidade de se envolver se divertir e convidar os pais a brincarem junto. As crianças aprendem por associação, ela emita o outro então é importante a socialização com outras crianças, o contato com os pais acompanhando nessas brincadeiras.”

Wilson ainda aconselha que desde a época do pré-natal pais e responsáveis a tomarem nota de cada pequena conquista e desenvolvimento da criança, não apenas de quando começou a andar, mas sim de quando a criança começou a seguir os movimentos com os olhos, começou a imitar sons e ações, coisas que de início parecem insignificantes, mas que podem servir de entendimento caso a criança venha a ser diagnosticada com alguma doença/síndrome.

Ainda é deixado como conselho o quão importante é a estimulação e o incentivo dos adultos em atividades que venham a encorajar as crianças a explorarem os diferentes sentidos assim como criar conexões com o aprendizado.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também