O Governo Federal, através do Ministério da Saúde, liberou R$56.364.215,01 para a melhoria da capacidade de atendimento dos centros transplantadores do SUS (Sistema único de Saúde), após revisão do Qualidot (Programa de Qualidade no Processo de Doação e Transplantes).
A medida, publicada nesta segunda-feira (6) no Diário Oficial da União, tem como objetivo ampliar o orçamento destinado aos transplantes de órgãos e de medula óssea, de forma progressiva, com acréscimo financeiro de 40% a 80% aos centros transplantadores.
De acordo com o Ministério da Saúde, a revisão do programa apontou falhas nos indicadores, metodologias e métodos estabelecidos anteriormente. Em nota, a Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Transplantes disse que “tais problemas poderiam impedir o aporte adequado de fundos aos serviços”.
Através da nova classificação, os locais responsáveis pelos transplantes, que trabalham pelo SUS há mais de dois anos, vão ter acesso ao aporte conforme a modalidade de transplante e os pontos adquiridos após a revisão do Qualidot.
Entre janeiro e agosto de 2023, o Brasil avançou 9,5% no número de transplantes, com 18.461 órgãos transplantados.