Em novos dados divulgados pelo IBGE, produzido pelo Módulo de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) da PNAD Contínua, foi analisado que em 2022, a internet era utilizada em 91,5% dos domicílios (68,9 milhões) do país, com alta de 1,5 p.p. (ponto percentual), frente a 2021.
A expansão tem sido mais rápida nas áreas rurais, com redução da diferença em relação às áreas urbanas, de 40 p.p. em 2016 para 15,4 p.p. em 2022.
Em 2022, 6,4 milhões de domicílios do país não utilizavam a Internet. Os três principais motivos foram: nenhum morador sabia usar a Internet (32,1%), serviço de acesso à Internet caro (28,8%) e falta de necessidade em acessar a Internet (25,6%).
Outros motivos apontados foram: serviço de acesso à Internet não estava disponível (5,4%), equipamento para acessar a Internet era caro (3,9%), falta de tempo (1,1%), preocupação com segurança (0,6%) e outro motivo (2,6%).
Usuários
Entre as 185,4 milhões de pessoas de 10 anos ou mais de idade no país, 87,2% (ou 161,6 milhões) utilizaram a internet no período dos últimos três meses anteriores à entrevista. Em 2021, esse número estava em 84,7%.
Em grupo etário, usuários de 10 a 13 anos registrou 84,9%. Jovens de 20 a 24 e de 25 a 29 anos são os que mais utilizam, sendo 96% de usuários dessa faixa etária online na internet. Daí em diante, a proporção de usuários de Internet cai a cada grupo etário, chegando em 62,1% entre as pessoas de 60 anos ou mais.
Foi investigado pela primeira vez em 2022, a frequência com que as pessoas utilizavam a Internet, chegando ao resultado que 93,4% usavam todos os dias.